Os Centuriões

Os Centuriões Jean Latérguy


Compartilhe


Os Centuriões (Coleção General Benício)





É um clássico da literatura militar, traduzido em vários idiomas. Esta é a primeira edição brasileira. Trata-se de um romance sobre a Guerra de Independência da Argélia, ocorrida entre 1954 e 1962, caracterizada como uma guerra revolucionária entre a Frente de Libertação Nacional Argelina – FLN e o Exército francês.

Tem como foco a participação dos paraquedistas franceses na Batalha de Argel. Apresentado como um romance de ficção, aborda a realidade vivida pelo profissional militar dentro das idiossincrasias peculiares à profissão no desempenho da atividade fim: o combate, envolvendo sua razão de ser e suas motivações. Discute, no seu contexto, a questão da ética militar.

O autor escreve:

“Conheci muito bem os centuriões das guerras da Indochina e da Argélia. Durante algum tempo, fiz parte deles, depois, jornalista, tornei-me sua testemunha, por vezes seu confidente.

Sentir-me-ei para sempre ligado a estes homens, mesmo que um dia deixe de estar de acordo com eles quanto ao caminho que seguirem, mas não me sinto de forma alguma obrigado a deles dar uma imagem convencional e embelezada.

Este livro é acima de tudo um romance, cujas personagens são imaginárias. Elas poderão, acidentalmente, por qualquer feição ou qualquer aventura, recordar este ou aquele dos meus antigos camaradas tornado célebre ou morto incógnito. Mas não há nenhuma destas personagens à qual se pudesse, sem logro, dar um nome.

Em contra-partida, os factos, as situações, os cenários são quase todos extraídos da realidade e fiz o possível por me cingir às datas verdadeiras.

Dedico este livro à memória de todos os centuriões que pereceram para que Roma sobreviva”.

O ex-militar, escritor e jornalista francês Jean Pierre Lucién Osty, conhecido mundialmente pelo pseudónimo de Jean Lartéguy, teve uma vida atribulada. No inicio da 2ª Guerra Mundial, alistou-se na infantaria francesa, sendo desmobilizado depois da derrota em 1940. Fugiu da França ocupada em 1942 e rumou ao Marrocos, onde se alistou nas Forças Armadas da França Livre. Depois desembarcou na França, na Provença em 1944, integrando os “Commandos d’Afrique” de De Gaulle.

Desmobilizado em 1945 como Alferes volta a alistar-se no Batalhão de Voluntários Franceses que vão combater na Coreia (1950-1953). Regressa como Capitão, ferido em combate (em 1951) e abandona o Exército. Iniciou logo em seguida sua carreira de jornalista, cobrindo para a Paris-Press e depois para o Paris-Match, vários conflitos como as guerras da Palestina, Indochina e da Argélia.

Licenciado em História foi premiado pelas suas qualidades como jornalista (com o prémio Albert Londres para jornalistas francófonos em 1955) como também já havia sido condecorado pela sua ação quer na Resistência à ocupação alemã quer na guerra. Era Cavaleiro da Legião de Honra. Dos trabalhos como jornalista destaca-se uma série no Paris-Match designada “Notre Indochine 10 ans après“, onde acompanha a guerra do Vietnam com os militares americanos.

História / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Os Centuriões
Os Centuriões

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 4.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

58%

42%

Guilherme.Chaves
cadastrou em:
23/03/2017 21:50:39
Allysson Falcon
editou em:
30/05/2020 16:01:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR