Os condenados da terra

Os condenados da terra Frantz Fanon


Compartilhe


Os condenados da terra





A obra-prima do mais importante pensador da luta antirracista e anticolonial.

Os condenados da terra é o ponto culminante de uma obra radical e incontornável abreviada pela morte precoce do psiquiatra martinicano Frantz Fanon, um dos pensadores mais revolucionários do século XX.

Ao analisar a situação colonial, Fanon tensiona política, sociedade e indivíduo, demonstrando de forma clara as estratégias e efeitos do poder dominante – o resultado da opressão é raiva, dor e loucura. Com isso, o autor desmonta a lógica colonial europeia – branca, brutal e racista –, e propõe uma "descolonização do ser", afirmando: "É preciso mudar completamente, desenvolver um pensamento novo, tentar criar um homem novo." Só assim é possível criar um mundo realmente humano, onde a massa deserdada de homens e mulheres dos países colonizados e pobres – os condenados da terra – sejam os inventores de sua própria vida.

Publicado em 1961, ano da morte de Fanon, que o escreveu doente e sabendo que o tempo era escasso, o livro é considerado um clássico absoluto, suma de seu pensamento e um tratado magistral sobre as relações entre colonialismo, racismo e insubmissão.

Esta edição traz apresentação de Thula Pires, Wanderson Flor do Nascimento e Marcos Queiroz, além do prefácio de Jean-Paul Sartre à edição original de 1961 e texto de Cornel West.

Não-ficção / Sociologia

Edições (5)

ver mais
Os condenados da terra
Os Condenados da Terra
Os Condenados da Terra
Os Condenados da Terra

Similares

(17) ver mais
O Genocídio do negro brasileiro
Por uma revolução africana
Furacão Sobre Cuba
Sartre e o Terceiro Mundo

Resenhas para Os condenados da terra (35)

ver mais
on 27/9/13


"Não é preciso apenas combater pela liberdade do povo. Também é preciso, ao longo de toda a duração do combate, ensinar novamente a esse povo, e primeiro a si mesmo, a dimensão do homem. É preciso remontar os caminhos da história, da história do homem condenado pelos homens, e provocar, tornar possível o encontro do seu povo e dos outros homens." Leitura IMPRESCINDÍVEL para qualquer pessoa que tenha um mínimo interesse em colonialismo, em África, nas atrocidades possíveis do ser hum... leia mais

Estatísticas

Desejam234
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 246
5
ranking 75
75%
4
ranking 21
21%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Jenifer
cadastrou em:
12/08/2022 13:45:29
Jenifer
editou em:
12/08/2022 13:45:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR