Os Cus de Judas

Os Cus de Judas António Lobo Antunes


Compartilhe


Os Cus de Judas


Trilogia António Lobo Antunes #2




Logo depois de voltar da guerra em Angola, António Lobo Antunes escreve Os Cus de Judas, sobre suas experiências naquele país. O romance se tornou um enorme sucesso, vindo a ser o primeiro grande livro sobre o conflito e a independência angolanos e uma referência histórica obrigatória.

Numa narrativa não-linear e fragmentada, Lobo Antunes revela as inquietações existenciais de um ser humano, na indelével experiência de uma guerra, que se misturam às memórias de infância e juventude na Lisboa salazarista.

O autor utiliza-se, na maior parte do romance, do fluxo de consciência e da associação de idéias, para construir a história e o perfil de seu narrador-protagonista, um personagem que, a partir de "uma dolorosa aprendizagem da agonia", vê sua vida e seus valores estilhaçados pela melancolia. O que lhe resta são fragmentos de memória — a criança que visitava com os pais o jardim zoológico aos domingos, o jovem que assiste impassível a seu futuro sendo traçado pela autoridade inquestionável de uma família salazarista, o adulto apático e frustrado diante da vilolência que lhe retira as rédeas e o sentido da vida.

O leitor vai estar frente a frente com "decadência, putrefacção, pestilência e morte. Adicionando canalhice, violência e insensatez". Para o jornalista português Nuno Barbosa, "Lobo Antunes, dando plena expressão a uma escrita impiedosa e grosseira consegue uma harmonia preciosa entre a violência do narrado e a rudez dos termos utilizados — as suas palavras ganham, portanto, uma credibilidade muito maior, criando, assim, um elo profundo com a realidade."

O livro, que recebeu o prêmio Franco-Português conferido pela Embaixada da França em Lisboa, está na 21.ª edição em Portugal e já foi vendido para mais de dez países, entre os quais Inglaterra, França, Itália, Alemanha e Suécia.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (8)

ver mais
Os cus de Judas
Os Cus de Judas
Os Cus de Judas
Os Cus de Judas

Similares

(7) ver mais
Conhecimento do inferno
Memória de Elefante
As Memórias que Salazar não Escreveu
Os Cus de Judas

Resenhas para Os Cus de Judas (24)

ver mais
“O que seria de nós, não é, se fôssemos de facto felizes?”
on 27/9/10


Vou começar dizendo, antes de qualquer coisa, que acho que "Os Cus de Judas" é uma obra-prima. A escrita de Lobo Antunes realmente não é fácil, não é algo que seja possível ler em qualquer lugar, de qualquer jeito. É preciso degustar o que ele escreve. E ainda assim, o gosto que fica é amargo. Em vários momentos durante a leitura a palavra "cru" era a que me vinha para definir o que estava lendo. É um livro que fala de guerra, morte, amor, tudo com a mesma dureza. É impressionante c... leia mais

Estatísticas

Desejam125
Trocam3
Avaliações 3.9 / 429
5
ranking 39
39%
4
ranking 30
30%
3
ranking 20
20%
2
ranking 7
7%
1
ranking 4
4%

39%

61%

Helena
cadastrou em:
22/01/2009 00:29:07
@wesleisalgado
editou em:
25/10/2023 21:38:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR