O principal desafio para os professores especialistas no Atendimento Educacional Especializado (AEE), que assumem a regência da Sala de Recursos Multifuncionais, é atender as necessidades educacionais especiais dos alunos com deficiências, transtornos gloais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Nesses ambientes devem ser oferecidas todas as condições de pleno desenvolvimento para que consigam ter acesso ao currículo da sala de aula regular em que estão matriculados. Para tanto, o ensino proposto no AEE deve estar fundamentado nas habilidades e competências do aluno, considerando suas condições específicas. Pensando nesse desafio de garantir um ambiente educacional acolhedor, que efetivamente promova a escolarização do aluno, e também considerando a necessidade de subsidiar a prática pedagógica dos professores especialistas regentes das Salas de Recursos Multifuncionais, as autoras apresentam nesta obra um documento que pretende orientar a organização do trabalho pedagógico realizado pelo professor do AEE. Tal documento denominado "Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)" constitui-se em um roteiro de avaliação e intervenção pedagógica para alunos que frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais. Trata-se de uma proposta que foi desenvolvida durante o oferecimento do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado, na modalidade a distãncia, no período de julho/2010 a dezembro/2011, em parceria da Unesp com o Ministério da Educação (MEC), a professores cursistas de todo o Brasil que pretendiam atuar em serviços educacionais especializados.
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