Plantando as árvores do Quênia

Plantando as árvores do Quênia Claire A. Nivola


Compartilhe


Plantando as árvores do Quênia





A história de Wangari Maathai, primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 2004, é narrada por Claire A. Nivola com muita delicadeza em Plantando as árvores do Quênia, lançado por Edições SM. O livro, indicado para crianças a partir de 8 anos, mostra em belas imagens e texto cadenciado, de fácil entendimento, a luta de uma mulher pela recuperação do meio ambiente, pela democracia e pelo bem-estar social de seu povo.
Desde a infância, Wangari vivia em contato com a natureza na região das montanhas centrais de seu país, então colônia da Inglaterra. Claire retrata como a personagem se sentia feliz ao observar as figueiras, árvores consideradas sagradas em sua terra, e brincar com ovos de rãs nas águas límpidas do riacho perto de sua casa. Ao mudar-se para os Estados Unidos, para cursar a faculdade de Biologia, Wangari deixou para trás um país que atravessava grande instabilidade política – o que resultou na independência, em 1963, e na transição para um regime republicano. Tais transformações se refletiram no campo, cuja exploração comercial em grandes plantações se intensificou, derrubando árvores e impactando o solo e os rios.
Quando retornou ao Quênia, em 1966, Wangari se deparou com uma grande devastação ambiental. Descobriu que até mesmo as figueiras tinham sido cortadas e percebeu que seu povo estava empobrecido e mal alimentado. Decidiu, então, envolver outras mulheres em sua causa, mostrando que todos eram parte do problema e poderiam, juntos, ser parte da solução. Conseguiu mobilizar a população a plantar mais de 30 milhões de árvores, além de criar viveiros e hortas coletivas, transformando a vida de milhares de quenianos. É hoje uma importante voz do ambientalismo mundial, à frente do Movimento Cinturão Verde.

Sobre a autora e ilustradora – Claire A. Nivola nasceu em Nova York, Estados Unidos, em 1947. Filha de artista, começou a desenhar muito cedo. Em 1970, logo depois de graduar-se em História e Literatura, ilustrou seu primeiro livro infantil. A partir daí, escreveu e ilustrou muitas obras aclamadas pela crítica.

Edições (1)

ver mais
Plantando as árvores do Quênia

Similares

(1) ver mais
Inabalável

Resenhas para Plantando as árvores do Quênia (2)

ver mais
on 14/7/22


Fala sobre uma menina que ela aprendeu ela foi fazer faculdade dirigida por feiras lá ela estudou sobre biologia , com isso quando a fazenda está em decadência ela conseguiu ajudar a reconstruir as árvores e com isso as crianças pararam de ter fome... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam3
Avaliações 4.3 / 24
5
ranking 58
58%
4
ranking 25
25%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 4
4%

16%

84%

wilou
cadastrou em:
01/12/2011 15:16:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR