Populares e Perdedores

Populares e Perdedores Patricia Bieging


Compartilhe


Populares e Perdedores


Crianças falam sobre os estereótipos de mídia




cultura das mídias possui grande participação no processo de construção de significados e identidades vividos pelas crianças. De forma complexa, colabora com a constituição de modos de pensar e agir, tanto no sentido da massificação e padronização do cotidiano, como abrindo espaços para processos alternativos de formação de identidade. A abordagem deste livro considera que as pessoas negociam, ressignificam e se apropriam de formas diferentes dos mesmos conteúdos.
A pesquisa de recepção com crianças aqui apresentada foi desenvolvida a partir do seriado Hannah Montana e do desenho animado Zica e os Camaleões. Esta obra traz reflexões acerca de como esses sujeitos se relacionam com as representações identitárias produzidas pelas mídias, e como tais representações são eventualmente efetivadas nas suas práticas culturais cotidianas. O foco do trabalho está diretamente relacionado ao que as crianças dizem sobre as diferentes identidades midiáticas e como participam deste circuito. Apesar de as crianças naturalmente se dividirem em grupos, com ou sem a televisão, pois isso é próprio da vida social, foi evidenciado como isso acontece hoje a partir da televisão. Estereótipos como populares e perdedores, além de outros, se mostraram presentes no cotidiano escolar das crianças.
Entre os relatos a questão da violência, das práticas de bullying, mostrou-se diretamente ligada a esta classificação. Ficou evidente que uma das causas desta divisão entre as crianças está muito mais ligada à intolerância e a desigualdade social, do que unicamente no que as mídias podem sugerir.
A autora.

Comunicação / Pedagogia

Edições (1)

ver mais
Populares e Perdedores

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

André Braga - @ABPoeta
cadastrou em:
11/05/2016 19:42:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR