Por uma ética do Cuidado (Volume 2)

Por uma ética do Cuidado (Volume 2) Alexandre Patrício de Almeida


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Por uma ética do Cuidado (Volume 2) (Por uma ética do Cuidado #2)


Winnicott Para Educadores e Psicanalistas




Durante décadas psicanalistas reproduziram uma postura preconceituosa face à educação. A concepção de que o projeto civilizador se sustenta sobre a repressão e sobre o imperativo para que o sujeito sublima suas pulsões, implicava que toda educação seria repressora e contrária à ética da psicanálise. No entanto, a “hipótese repressiva”, como a nomeou Foucault, deu lugar à compreensão de que o desejo e a sexualidade não são “naturais”, mas o produto de configurações históricas e transformadas criativas frente ao instituído. Sándor Ferenczi e Donald Winnicott mostraram que uma educação psicanaliticamente orientada seria capaz de fornecer ao sujeito e à comunidade ferramentas para a emancipação da moralidade vigente. O livro que Alexandre Patricio de Almeida nos apresenta é fruto de extensa pesquisa acadêmica e de ampla experiência em educacional. Suas reflexões nos mostram a evidência de que pensar o sujeito dissociado do campo educativo seria regredir à uma psicanálise naturalista, ingênua e, portanto, estéril; assim como pensar a tarefa educacional desconsiderando a pulsão e o desejo implicaria tolher a capacidade criadora das nossas crianças e adolescentes.

Daniel Kupermann

Psicanalista e professor livre docente do Instituto de Psicologia da USP

Educação / Medicina e Saúde / Pedagogia / Psicologia

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