Neste livro são descritos e analisados projetos e experiências escolares recentes e efetivamente vividos por povos indígenas diversos. Em pauta, a discussão sobre os caminhos possíveis para a construção de uma educação escolar que corresponda às expectativas, direitos e especifidades das populações indígenas.
O livro reúne vários artigos; escritos por acadêmicos de diversas áreas.
Sumário do Livro:
Introdução
(Aracy Lopes da Silva e Mariana Kawall Leal Ferreira)
Parte I
Desafios para a Construção de Escolas Indígenas
1. Programa de Educação Wajãpi: reivindicações indígenas versus modelos de escola
(Dominique Tilkin Gallois)
2. Texto para o currículo escolar indígena
(Nietta Lindenberg Monte)
3. Assessor, pesquisador: reflexões em torno de uma experiência em "educação indígena"
(Bruna Franchetto)
Parte II
Abordagens Diferenciadas de Educação
4. A contribuição da pedagogia Freinet na construção de escola indígena diferenciada na grande metrópole
(Helena de Biase)
5. Escolas Indígenas no Maranhão: um estudo sobre a experiência dos professores indígenas
(Clarice Cohn)
6. Xema'eãwa, os jogos de barbante e a escola tapirapé
(Luís Gouveia de Paula e Eunice Dias de Paula)
7. A alegria da descoberta: uma experiência construtivista de alfabetização
(Ana Vera Lopes da Silva Macedo)
Parte III
O Estudo da História
8. "Decoreba" ou raciocínio ? Uma experiência no ensino da história
(Ana Vera Lopes da Silva Macedo)
9. Formação de pesquisadores índios e método histórico: uma experiência no Icatu
(Marta Maria Lopes e Robson Felipe Viegas da Silva)
10. Construção de histórias, ensino de história: algumas propostas
(Ana Vera Lopes da Silva Macedo e Nádia Farage)
Parte IV
A Matemática Escolar Indígena
11. Conhecimentos matemáticos de povos indígenas de São Paulo
(Mariana Kawall Leal Ferreira)
12. "Nunca dez !" A matemática karai-ko e o uso do ábaco entre os Wajãpi do Amapá
(Silvia Lopes da Silva Macedo Tinoco)
13. O ensino da matemática no Projeto Tucum
(Geraldo Grossi Junior)
Parte V
Formação de Pesquisadores como Prática Pedagógica no Uaçá (Amapá)
14. O Museu dos Povos Indígenas do Oiapoque: um lugar de produção, conservação e divulgação da cultura
(Esther de Castro e Lux Boelitz Vidal)
15. A pesquisa sobre a avifauna da Bacia do Uaçá: uma abordagem interdisciplinar
(Lux Boelitz Vidal, Luís Fábio Silveira e Renato Gaban Lima)
16. Curso de formação, treinamento e oficina para monitores e professores indígenas da reserva do Uaçá
(Laercio Fidelis Dias)
Educação