Práticas de Leitura e elementos para a atuação do docente

Práticas de Leitura e elementos para a atuação do docente Emerson de Pietri


Compartilhe


Práticas de Leitura e elementos para a atuação do docente





Concepções e práticas pedagógicas de leitura constituem um binômio, dentro do qual se movimentam os capítulos deste livro. Em cada um desses dois campos de estudo movem-se as categorias com as quais Émerson de Pietri observa a relação leitor-texto. Duas concepções se distinguem, segundo o foco da observação seja o leitor ou o texto. A primeira concepção, de inspiração cognitiva, focaliza o leitor e sua relação com três tipos de conhecimentos necessários para a compreensão do texto - o conhecimento do sistema lingüístico e seu funcionamento, o conhecimento textual e o conhecimento de mundo. A segunda concepção, de inspiração sócio-cultural, observa o texto, com ênfase no papel social dos agentes (autor, editor e instâncias sociais) envolvidos na sua elaboração, fabricação e disponibilização enquanto material escrito.

Didáticos / Técnico / Educação

Edições (2)

ver mais
Práticas de Leitura e elementos para a atuação do docente
Práticas de leitura e elementos para a atuação docente

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Andreia
cadastrou em:
02/08/2012 15:42:40
Locimar
editou em:
06/01/2021 16:59:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR