Precedentes Judiciais e Hermenêutica

Precedentes Judiciais e Hermenêutica Lenio Luiz Streck


Compartilhe


Precedentes Judiciais e Hermenêutica


O sentido da vinculação no CPC/2015




Este livro é uma defesa do Estado Democrático de Direito. É uma defesa da jurisdição constitucional.

Este livro é uma defesa das prerrogativas de juízes e tribunais da República (falo, na especificidade, de todos os tribunais que deverão, segundo as teses precedentalistas, se curvar aos precedentes e teses abstratas e gerais). Minha defesa dos juízes e tribunais vai no sentido de que não sejam transformados em juízes e tribunais boca dos precedentes dos Tribunais Superiores, chamados por precedentalistas de Tribunais de Vértice ou Tribunais de Precedentes.

Mais do que isso, este livro é uma defesa das carreiras jurídicas, que ficarão reféns de teses (abstratas e gerais ou o nome que tenham) para os quais não contribuíram e nem puderam influenciar.

Este livro é uma defesa da sociedade aberta dos intérpretes da Constituição e do Direito.

Este livro é uma defesa dos cursos jurídicos que não se curvam à estandardização e que deverão se unir à minha luta pela preservação do caráter democrático do direito.

Este livro é, fundamentalmente, uma defesa da doutrina jurídica. Porque é um brado a favor da tese de que "a doutrina deve voltar a doutrinar", frase que, há alguns anos, disse em seminário em Portugal, apontando para o perigo de que a doutrina brasileira estava sendo transformada em uma glosa de decisões fragmentárias e fragmentadas dos tribunais.

Este livro tem, pois, um caráter contramajoritário

Direito

Edições (1)

ver mais
Precedentes Judiciais e Hermenêutica

Similares


Resenhas para Precedentes Judiciais e Hermenêutica (0)

ver mais
Desconstrução de Conceitos!
on 16/8/20


Que obra sensacional! Estava procurando uma posição sobre o sistema de precedentes vinculantes dos arts. 926 e 927 e me surpreendi com o autor. Ele consegue transmitir de forma clara e fundamentada que a forma como a sistemática dos precedentes foi importada é uma aberração. As Cortes de Vértice assumem uma nova função típica, a de legislar. Lênio defende que o precedente não nasce precedente, ele só se torna precedente quando outros juízes analisando os fundamentos de uma decisão a... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.8 / 5
5
ranking 83
83%
4
ranking 17
17%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

65%

35%

Wesley Soares
cadastrou em:
17/08/2018 11:42:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR