Primeira Consideração Intempestiva

Primeira Consideração Intempestiva Friedrich Nietzsche


Compartilhe


Primeira Consideração Intempestiva (Grandes Obras do Pensamento Universal)


David Strauss, Sectário e Escritor




David Friedrich Strauss havia publicado A antiga e a nova fé, décadas depois de sua obra A vida de Jesus, causando grande impacto na sociedade européia da época que, sentindo ainda forte e benéfica brisa do Iluminismo, procurava se autodeterminar e também se libertar da milenar dominação ideológica e política do cristianismo.

Na esteira desse movimento, David Strauss surge como um fenômeno da teologia cristã dessacralizadora e desmitificadora. Cristo teria sido um impostor? De qualquer forma, as intervenções divinas de Jesus, narradas no Evangelho, não passavam de mitos e lendas. Isso é o que diz Strauss. Um ateu convicto, matador de Deus como Nietzche, se apressa em analisar e criticar as idéias propaladas por Strauss.

É um belo embate, uma boa briga. No campo de batalha, Nietzsche luta em duas frentes: ataca o autor do livro em minimiza a força de exército de seguidores de Strauss, infiltrado na sociedade alemã. O vencedor? Nietzsche? Não necessariamente.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Primeira Consideração Intempestiva

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam3
Avaliações 2.0 / 4
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 25
25%
2
ranking 75
75%
1
ranking 0
0%

58%

42%

Paulo Silas
cadastrou em:
05/06/2016 07:18:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR