Inquietação, descoberta, dúvidas, construção, encantamento, busca, autonomia, compromisso, alegria, questionamentos são algumas palavras que explicitam sentimentos, experiências e conhecimentos que fui vivenciando ao longo de uma década de convivência com Laura Monte Serrat Barbosa, pessoa íntegra e verdadeira, mestra e educadora que pensa o que vive, psicopedagoga que realmente acredita no que faz e que tem feito a diferença na Psicopedagogia brasileira. Receber o convite para fazer a apresentação deste livro desencadeou em mim uma profunda emoção. A saudade invadiu-me, lembrei com alegria das vivências, das aprendizagens, do convívio, dos desafios enfrentados nas situações de grupo, da constante inquietação por estar vivendo situações novas. Senti também uma sensação de prazer associada às transformações cognitivas, afetivas e interpessoais que vivenciei e acompanhei no trabalho com os componentes dos grupos de formação.
Sumário:
1. Por que escrever sobre o trabalho com grupos.
2. Sobre a formação de coordenadores de grupos.
3. A psicopedagogia no âmbito do grupo.
4. Grupos de aprendizagem – alguns fundamentos sobre co - pensar e observar.
5. A operatividade na escola.
6. Para encerrar essa história e continua – lá enriquecida por este: Grupo – saberes necessários.
Anexo 1 – Desafios de vivencias em grupo: desmanchando clichês.
Anexo 2 – Somar, diminuir, multiplicar, dividir... aprendizagens de um grupo.
Educação