PIRATAS DO CANGAÇO

PIRATAS DO CANGAÇO




Resenhas - PIRATAS DO CANGAÇO


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Murillo Bertolini 03/05/2024

Uma ótima leitura!
Depois de ler Salseirada, fiquei com muita vontade de conhecer outros trabalhos solo de Al Stefano, e Piratas do Cangaço foi a escolha óbvia. Na trama, o autor brinca com a ideia do sertão nordestino virar mar, com seres antropomorfizados habitando o Brasil no melhor estilo cangaço nordestino.

A HQ subverte desde seu início com a proposta de sua história: contar a narrativa das tentativas de diversos piratas de soltar um prisioneiro que está para ser enforcado, mas tudo isso em uma conversa com vários personagens trazendo seus pontos de vista da história em uma conversa num bar, após tudo ter acontecido. Apesar de simples, a história consegue com uma fluidez enorme tratar de assuntos tão interessantes em poucas páginas.

Al Stefano consegue trazer em 80 páginas muitas ação, cenas interessantes, uma trama intrigante, reviravoltas e uma narrativa gráfica muito atrativa, tudo isso imerso em uma grande realidade fantástica com muito Nordeste e Cangaço.

Já tinha gostado muito de Salseirada, mas acho que aqui Al Stefano se superou. Gostei muito da HQ e já espero outros títulos com a mesma pegada regional do autor.
comentários(0)comente



Anselmo 05/01/2024

Piratas "cabra da peste"
Essa é uma HQ formato magazine, com orelhas, preto e branco. Uma edição bonita! Os desenhos são bons, o roteiro é simples, mas não é ruim.
A história é contada diretamente e depois vem em recordação dos personagens, todos esses personagens antropomórficos, e da região do Sertão antigo. Você vai ver: bode, cabras, jegue, calangos, bois, rolinhas... Todos humanizados.
Onde era o sertão árido, virou mar e por isso os cangaceiros tiveram que virar piratas. E esses piratas tem a missão de resgatar seu capitão, com a benção da igreja. Eles organizam a emboscada contra forças mais poderosas que eles e . é claro que isso vai dar M. E por isso o padre tem um às na mangá. Esse esforço todo tem um motivo que sabemos só no final, mas que também dá errado. Recomendo só pra quem curte hq nacional e pra quem gosta de algo simples sem pretensão.
comentários(0)comente



BiaBozo 03/09/2023

Simplesmente adorei!
? Qualidade do Enredo: O enredo começa muito confuso, para ser bem sincera. Levaram algumas (muitas) páginas para que eu conseguisse me situar no que estava acontecendo. Passada essa confusão inicial, eu consegui ver a brilhantez desse livro, o enredo é completo e inovador. Uma estrela.

? Fluidez da leitura: Por ser uma HQ, a leitura é naturalmente mais flúida, mas Piratas do Cangaço é uma leitura rápida e a velocidade é contínua, sem altos e baixos. A forma que começa, é a forma que termina e isso deixa a fluidez da leitura muito agradável. Uma estrela.

? Originalidade: Acho que esse tópico é indiscutível. O sertão virar mar? Animais que falam? Um crime navegando nas águas do sertão? A originalidade ganha pontos e distribui. Meia estrela.

? Efeito Chiclete: Apesar de ser um livro muito curto, suas 80 páginas tem sim o poder de causar o efeito chiclete. Passada a confusão inicial, queremos saber a continuidade. A ilustração também causa o sentimento de querer ler e saber mais, por sua beleza e detalhismo. Meia estrela.

? Final satisfatório: Para ser BEM sincera eu duvidei muito que o final desse livro me trouxesse alguma satisfação real. Me parecia honestamente um daqueles livros que dão início à uma série e me deixariam com mais dúvidas do que respostas. É claro que esse ponto ainda é real, mas o final existe e o livro apresente seu começo, meio e fim. O final ainda surpreendendo com novas participações, uma das melhores personagens do livro e dando uma guinada fenomenal para a história. Me deixou de queixo caído pela qualidade. Uma estrela.

? Potencial apelativo: Outra categoria que acho que esse livro ganha sem pensar. Piratas no cangaço, o sertão virou mar, HQ (leitura rápida), história original... Uma estrela.

Nota final: ?????
comentários(0)comente



stephb 18/05/2023

Olha, eu recomendo demais
Uma pena que a minha resenha original não foi publicada, porque eu estava tão entusiasmada na hora, eu estava borbulhando de satisfação com esse quadrinho.
Mano, a Calanga tem um calanguinho de estimação. TEM UM PÁSSARO CHAMADO BIRRENTO!!!! BIRRENTO, EU TE AMO, BIRRENTO!!!!
A história é cheia de jogos de perspectiva, de personagens muito muito legais (Cordélia, te amo, minha capitã!), e eu achei que a complexidade da história não ficou aquém do que o prometido.
Você tem cada personagem contando sua história de um mesmo episódio no Mar do Sertão. Um bode, um carcará e uma Calanga na mesa do bar.
E não é piada.
Tem bom humor, tem ação, tem estratégia, tem tensão, tem uma coisa de você juntar as peças do dia sobre o qual a história conta, e funcionou muito pra mim.
Eu estou profundamente encantada pela história e torcendo muito para que a continuação venha mesmo.
E, por fim, tem um pássaro cangaceiro fogueteiro chamado BIRRENTO. E eu não superei isso, não.
Eu recomendo a leitura muito.
comentários(0)comente



ninobaldo 01/05/2022

Boa ideia
A ideia é muito boa, o desenho ta ok, mas o roteiro é bem complicado. Expõe de mais comprometendo qqr suspense ou surpresa.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR