A Alma que caiu do corpo

A Alma que caiu do corpo




Resenhas - A Alma que caiu do corpo


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Mama 30/04/2023

Amei
Escrito por um desenhista que é formado em Ciências Sociais e é mestre em Antropologia, além de ser indigenista e pesquisador, o livro traz uma visão desprovida de julgamentos negativos contra os indígenas. Eu amei a forma como o autor mostra em suas histórias tudo que os povos originários passaram até os dias atuais. Vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



Alice Campos 05/01/2023

Ótimo quadrinho
Gostei muito do quadrinho. Creio que o autor retratou bem algumas questões como o xamanismo, a antropofagia, o contato não só entre os indígenas e os não-indígenas mas também com outros povos indígenas, dentre outros assuntos.
Antes de ler a hq, pensava que as histórias, por serem muito curtas, não teriam tantos temas desenvolvidos assim, mas ao lê-las mudei minha percepção e vi que cada uma delas abordam diversos temas e causam-lhe um impacto diferente.
comentários(0)comente



Ricardo.Barroso 03/09/2022

Histórias curtas para entender a relação entre os brancos e os indígenas
A princípio os desenhos me pareceram simples, quase sem arte-final, mas depois percebi a qualidade que eles têm e essa forma encaixa muito com as histórias. Nelas tem humor, terror, crítica política e muita informação. A linguagem comunica como se fosse uma conversa entre os personagens e o leitor e não num tom de enciclopédia. Leitura fácil e rápida, mas que suscita muitas discussões e instiga a aprender mais.
comentários(0)comente



Emi 28/02/2022

Hq muito bem feito, muito bem desenhado. As histórias incomodam e entristecem. Nossa história é marcada por muita violência, muito sangue, ódio, preconceito..um horror..
comentários(0)comente



Ulisses 27/03/2021

Quadrinho que aborda um pouco da história e cultura indígena brasileira desde o descobrimento até os dias de hoje em pequenos contos.
comentários(0)comente



Wallace17 10/01/2021

Recontando a nossa história
Alma Que Caiu do Corpo, é um quadrinho do antropólogo, desenhista e professor, André Toral, publicado pela Editora Veneta .

Este livro é uma coletânea de trampos de mais de 30 anos de André Toral. Baseados em estudos etnográficos, entrevistas e pesquisas bibliográficas com a população indígena. O autor reúne 9 histórias que abordam as relações históricas entre os povos indígenas e brancos do Brasil.

No quadrinho, temas como: o cunhadismo, cruzadas dos bandeirantes, antropofagia, feitiçaria, xamanismo, demarcação das terras indígenas, entre outros conteúdos são retratados numa linha do tempo histórica não linear. O traço das ilustrações acentuam as conexões brutais e violentas do colonialismo contra os indígenas.

A leitura me fez pensar na invasões, perseguições e no genocídio histórico (e atual) dos povos indígenas. Nos primórdios os indígenas eram exterminados pela Coroa Portuguesa, Jesuítas e demais Estados Europeus. Posteriormente os algozes eram os bandeirantes. Nos dias atuais, grupos de fazendeiros, madeireiros e mineradores são os adversários dos povos nativos brasileiros. É a história repitindo-se desde a invasão de 1500.

Fiquei refletindo que este é um livro que pode ser adotado e discutido em sala de aula, debates e rodas de aprendizado. Pois acredito que é um compromisso pedagógico, promovermos debates sobre estes processos histórico de extermínio dos povos indígenas no Brasil. A educação reinsignifica narrativas, destrói preconceitos e promove a cidadania. Apropriar-se da história é o primeiro passo para um futuro melhor!

2021 promete leituras intensas! Quem aqui conhece livros de pessoas ou de protagonistas indígenas.

site: https://www.instagram.com/wall.br/?hl=pt-br
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR