Yuyu Hakusho #5

Yuyu Hakusho #5



Resenhas - Yuyu Hakusho #5


3 encontrados | exibindo 1 a 3


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Soares.Julio 17/07/2023

A conclusão do arco das Feras Celestiais! Espirito Uno!
O quinto volume de Yu Yu Hakusho é porradaria pura. Esse mangá traz o final do arco das Feras Celestiais com um desfecho eletrizante (literalmente) para Yusuke.

Kurama derrotou Genbu no volume anterior, mas por ter sido pego desprevenido, está ferido. O time ainda conta com Hiei, Kuwabara e Yusuke, que caminham com o ferido amigo nos corredores da sede das Feras Celestiais. Kuwabara predispõe ser o próximo a lutar, e demonstra suas habilidades com sua espada espiritual, desenvolvida durante o arco do Torneio da Genkai. Gosto do fato da espada do Kuwabara não ter uma forma 100% definida, pois sendo um dos personagens principais da obra, ele não fica preso a apenas um estilo de luta, podendo moldar sua espada para cada especificidade.

Quando o novo inimigo aparece: Byakko, ele trata de informar que Genbu era apenas mais um, não alguém com quem se devam importar, aumentando sua própria importância. Por mas que Togashi tenha criado essas linhas de dialogo mostrando que Byakko deve ser respeitado, a verdade é que ele se tornar esquecível. Mas sua luta com Kuwabara é dinâmica e isso é bom. Byakko começa liberando alguns carrapatos(?) para devorar Kuwabara, que se mostra algo inteligente, pois o estilo de luta do nosso 2º maior delinquente da escola Sarayashiki não combina contra carrapatos gigantes devoradores de pessoas. Mas Kuwabara dá um jeito de vencer a luta contra os monstrengos, fazendo com que Byakko tenha que lutar.

Kuwabara usa a cabeça, e numa tentativa suicida, vence Byakko, que volta mais uma vez para um jogo mortal na Sala Infernal: a parte mais interessante dessa luta. Falando mais da parte dos personagens em si, gosto de ver como Yusuke se preocupa genuinamente com Kuwabara e de como ele se sente responsável pelo amigo, que não está lá por obrigação. Kuwabara é cabeça dura, orgulhoso e se joga de cabeça (literalmente kkkk) na luta. É uma adequação do personagem no papel que fará posterior nessa dinâmica do time Urameshi. O jeito dele bobão é muito bom. Meu personagem favorito.

A posteriori, Kuwabara continua atuando no time, mas agora usando sua sensibilidade espiritual para não cair em armadilhas e ir no caminho mais fácil até Suzaku. Mas antes de encontrarem o líder das Feras Celestiais, eles terão que passar pelo portão de Seiryuu, que usa o mesmo deboche visto em Byakko para depreciar Genbu, agora usando no próprio Byakko: um clichê bem típico. Ao contrário de Genbu, um monstro de pedra e Byakko, uma fera duas ou três vezes maior que um humano adulto, Seiryuu parece um vilão de filme de kung fu.

Byakko ainda volta a aparecer, mas é feito em pedaços por Seiryuu, no maior estilo de vilão genérico do mal. Tal atitude serviu para nos revelar a proficiência do Seiryuu com seu poder de gelo e que Hiei está diferente. Ele está melhor. Aqui eu quero dedicar um espaço para comentar algo que considero bem importante. Kurama, amigo de Hiei há pelo menos um ano, diz que em tempos anteriores, ele (Hiei) teria uma atitude igual ao do Seiryuu. Agora, Hiei se comove com o total descuido perante a um companheiro exibido pelo Seiryuu. Um dos pontos altos para mim de Yu Yu Hakusho e o motivo que considero Togashi um ponto fora da curva entre os mangakás: é como ele consegue criar relações tão boas entre os personagens. Hiei é cativado por Yusuke de uma forma que veríamos posteriormente na relação entre Gon e Killua, uma das melhores para mim.

Vendo que os três foram derrotados, Suzaku resolve intensificar o ataque e escolhe Keiko, o ponto fraco do Yusuke. Togashi brinca com o subgênero de zumbi, até mesmo em sua arte, que ganha ares mais caricaturais e sanguinolentos. Há uma perseguição à Keiko, que é ajudada pela Botan, por algo que ela não sabe o motivo. Há uma corrida contra o tempo do time do Yusuke, que tem que encontrar Suzaku e destruir a flauta antes que algo de grave aconteça com as garotas.

Yusuke encontra e entra em contato direto com Suzaku, no maior arranca rabo. Suzaku provoca Yusuke ao televisionar o que está acontecendo com a Keiko e Botan e o perrengue que estão passando. Yusuke é forte, mas sua verdadeira força só aparece quando ele eleva seu reiki em momentos periclitantes, e isso é a maior falha do Suzaku. Suzaku produz eletricidade através do youki, que faz com que ele não precise necessariamente acertar o Yusuke diretamente para eletrocutá-lo. Essa parte final vai intercalando a luta do Yusuke e a fuga da Keiko, onde ambos os heróis estão em perigo constante. É uma decisão acertada ao meu ver, pois dá um senso de urgência bem grande.

O espirito uno, que dá nome ao quinto volume de Yu Yu Hakusho, vem de uma técnica ensinada pela mestra Genkai que consiste em, ao chegar no limite da vida, unificar o espirito através do sentimento e mentalização até que a pessoa possa acessar seu verdadeiro poder. Tal mote será muito importante na próxima saga de Yu Yu e aqui vemos sua introdução. Suzaku sentado na sua cadeira que tem encosto de braço de pênis (isso mesmo, Togashi desenhando pênis) é surpreendido por tal façanha humana, e superado. Aqui podemos ver também como Genkai tornou-se uma personagem tão poderosa dentro da obra mesmo sendo 100% humana (foreshadowing, galera) e como ela deve ter atingido o auge em sua juventude: usando todo o leque que o reihadou pôde ensinar.

No final de tudo, Keiko pede que Yusuke prometa a ela lhe dizer sempre a verdade, por mais dolorosa que possa ser. Yusuke concorda e tudo acaba bem (por enquanto). Ainda há mais um capítulo depois do arco, que serve pelo lado cômico extraído pelo Yusuke e Kuwabara e Hiei e Kurama que ficam mais próximos aos dois delinquentes de Sarayashiki. É até bom, mas não é tão digno de nota.

A grosso modo, gosto desse volume porque ele se torna um compilado com quase todo esse arco, dando uma cara de uma obra fechada. É como se eu pudesse pegá-lo e lê-lo pelas lutas que recheiam todo o volume. Aqui também temos a construção do time Urameshi. Lutas legais, poderes legais, tensão e emoção. Que venham novos volumes.
comentários(0)comente



lucas rocha 15/05/2021

Suzaku
Mangá
*Yuyu Hakusho 5*

Suzaku:
"Até que esta batalha sem roteiro foi divertida!!"

Pág. 167
L21.127
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3