Ökami

Ökami



Resenhas - Ökami


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Lótus 07/08/2021

Misturando a fábula do Pedro e o lobo com o folclore japonês, Keiko escreve uma história cheia de poesia e deliciosa de acompanhar. O traço é extremamente delicado e combina perfeitamente com a narrativa.
comentários(0)comente



Paulo 10/03/2019

Os contos folclóricos orientais são repletos de lições importantes sobre amizade, confiança, lealdade, humildade. Conhecemos pouco dessas histórias. E esse pouco vem do contato com mangás e animação japonesa. Quantas vezes já não vimos histórias com shinigamis, youkais, kitsunes e tantos outros espíritos. Kawakeiko tenta trazer estas histórias para nós, para que possamos ter um contato maior com eles.

A publicação é no estilo fanzine, mas mesmo assim é muito bem acabada. O cuidado da Kawakeiko com o material apresentado para o leitor é nítido. A arte dela é deslumbrante. Pensar que ela fez todo este trabalho à mão, sem nenhum toque digital, é magnífico e assustador ao mesmo tempo. A habilidade dela de compor cenas é demais. Tem uma cena em Okami em que a menina segue a Okami pisando em pequenas plantas acima da água (seriam vitórias-régia??) em que vemos detalhes como o movimento da água, as pétalas das flores. Outra coisa que a Kawakeiko domina bem é como usar o letramento para dar gravitas a uma cena. Então a gente vê que quando a letra é pequena, significa uma suavidade no que está sendo apresentado; quando as letras estão enormes, demonstra uma preocupação, um desespero ou um grito. São pequenos detalhes que dão um outro nível à arte.

Os personagens são compostos com uma clara inspiração no mangá. Isso é inegável até pela forma como a artista compõe as cenas. Quase sempre são quadrinizações grandes com dois ou três quadros por página, tendo mais apenas em alguns lugares. Mesmo assim, nestas situações com muitos quadros, na maior parte são quadros letrados com fundo branco ou preto, muito mais para apresentar uma reflexão da personagem. Ou seja, temos páginas inteiras com uma cena. E são coisas lindas demais. Tem uma página emocionante em que a okami olha triste para o que a protagonista acaba de fazer com ela. E o fato de o quadro ser grande passa uma forte emoção à cena.

Em Okami temos a história de uma menina que mentiu em seu vilarejo e sai emburrada para a floresta. Lá ela encontra uma okami que a segue querendo apenas brincar com ela. E aí a protagonista abusa da inocência e da confiança do okami apenas para ver o que acontece depois. Muitas histórias japonesas trabalham esta questão da honra e da importância da palavra. O quanto isso perturba o equilíbrio natural do mundo. Kawakeiko nos apresenta uma história inspirada no conto do okami e mantém o sentido original dela. Ou seja, é como se estivéssemos lendo um conto de fadas em seu original: violento e cautelar.

site: www.ficcoeshumanas.com
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR