Quando os demônios descem o morro

Quando os demônios descem o morro Rui Mourão


Compartilhe


Quando os demônios descem o morro





Publicado em 2008, este é o mais recente romance do escritor Rui Mourão. O cenário fictício envolve a cidade Ouro Preto, o museu apresentado no pano de fundo é real. Com base na dupla experiência de ficcionista e diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão conseguiu mostrar a cidade histórica mineira por um lado surpreendentemente inovador, ao considerar o problema da linguagem que perpassa os dois campos. É realizada verdadeira desmontagem e remontagem do núcleo urbano, que vai pondo em relevo, até por contradição, a sua realidade profunda.
.......As transformações evolutivas operadas no Museu, que se impõem como caso aparentemente centralizador, logo transbordam os limites da simples unidade exemplar, porque o mundo está palpitante de vida lá fora – não existe diferença entre o que se encontra isolado dentro de quatro paredes -, e num movimento de rotação que progressivamente se expande distanciando seu eixo da ambientação da cidade se expande para a ambientação do mundo. A vida se revela típica e particular só na aparência. Ela é fatalmente, irredutivelmente universal. O drama acontece, pois o coletivo é sempre resultado da diversidade, a través de lideranças contraditórias é que o homem progride na construção do coletivo.
.......O livro é de leitura fácil. As ideias são expostas através da representação objetiva do fluxo narrativo, confrontando pessoas e opiniões, dando amplo lugar ao sarcasmo, ao humor, ao calor humano. Ao final da estória, o que o leitor terá diante dos olhos é um novo capítulo da odisseia humana nos tempos modernos.

Edições (1)

ver mais
Quando os demônios descem o morro

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam1
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

75%

25%

Kirla
cadastrou em:
25/04/2013 19:06:37