Que bobagem!

Que bobagem! Natalia Pasternak...


Compartilhe


Que bobagem!


pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério




“A maioria das pessoas parece ter, pelo menos, uma pseudociência de estimação. Ficaremos satisfeitos, nestes casos, em plantar no mínimo uma semente de ceticismo que leve o leitor a considerar: será?”

“Energias curativas, bolinhas de açúcar mágicas, terapias que invocam os antepassados e maluquices inventadas sobre o poder avassalador dos desejos inconscientes operam, todas, sob ‘leis de tapete voador’. Podem render boas metáforas, boa literatura, boa retórica, mas assim como a Odisseia não prova que os deuses do Olimpo existem, uma história bem contada não é necessariamente uma história real.”

“Buscamos oferecer uma vacina para o pensamento mágico, um manual para reconhecer mercadores de ilusões e identificar soluções mágicas. Esperamos assim poupar a saúde, o bem-estar e o bolso do leitor.”

A ciência é limitada pela nossa capacidade de ver, interrogar e interpretar a natureza. Pseudociências são limitadas apenas pela imaginação, vaidade e, não raro, ganância de seus promotores. Por isso, seu poder de sedução é enorme. E isso, segundo Natalia Pasternak e Carlos Orsi, pode ter consequências perigosas.
Os autores abordam os 12 temas e mostram como e por que não passam pelo crivo da ciência: Astrologia, Homeopatia, Acupuntura e MTC, Curas naturais, Curas energéticas, Modismos de dieta, Psicanálise e psicomodismos, Paranormalidade, Discos voadores, Pseudoarqueologia , Antroposofia e Poder quântico.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Que bobagem!

Similares

(4) ver mais
Ciência no cotidiano
O Mundo Assombrado pelos Demônios
Armas, Germes e Aço
Ciência Picareta

Resenhas para Que bobagem! (13)

ver mais
LIVRO BOBAGEM
on 18/7/23


Penso que perdi tempo precioso e dinheiro com tal leitura.... Há décadas , eu e minha família (incluindo dois gatos) utilizamos acupuntura e homeopatia com pleno sucesso. Já fiz psicanálise , fiz dietas diversas com nutricionistas , usei reiki e aprendi bastante sobre astrologia. Obviamente , não esperava eu que tal livro , de capa tão cética , viesse a referendar e ratificar tais realidades , mas ao menos que a dita cientista o tivesse escrito de maneira mais isenta e menos precon... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 80
5
ranking 48
48%
4
ranking 33
33%
3
ranking 13
13%
2
ranking 3
3%
1
ranking 5
5%

48%

52%

Leonardo.Capeleto
cadastrou em:
05/07/2023 12:55:05
editoracontexto
editou em:
19/07/2023 17:34:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR