Querida Henriqueta

Querida Henriqueta Mário de Andrade


Compartilhe


Querida Henriqueta


Cartas de Mário de Andrade a Henriqueta Lisboa




"Deus me livre tratar de qual seja a verdade da Verdade, assunto que você me propõe na sua carta. Não será apenas pra nós dois, creio que esse é o tropeço maior, a grande pedra no meio do caminho, de todos os intelectuais sinceros.
A verdade do intelectual, a "minha" verdade, tem porisso um caracter bem estragoso, é fenômeno de pura contemplatividade, é inútil! Haveria três espécies de verdades... A Verdade de Deus, ou da Transcendência, ou que nome tenha e eu chamo Deus. A verdade preconcebida, socializadora, defensora, a verdade útil e transitória de todos os pragmatismos do homem coletivo (o homem comum). E a verdade incontestavel, achada, experimentada e individual do intelectual. Pouco importa essas três verdades possam às vezes coincidir todas três. Nem me interessa a dúbia verdade científica que vive mudando de pouso, ora pretensiosa querendo atingir a Verdade de Deus, ora socializada e convertida em Bem."

Edições (1)

ver mais
Querida Henriqueta

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 3.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 50
50%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Valdirene
cadastrou em:
05/12/2012 12:08:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR