Quo Vadis ?

Quo Vadis ? Henryk Sienkiewicz
Suzana M. Dias-Beck


Compartilhe


Quo Vadis ?


Coleção "Os Grandes Romances do Cristianismo", #1




QVO VADIS (1895) ["Quo Vadis: Powieść z czasów Nerona"] '-' Um afresco majestoso em que o cenário da Roma Imperial dos tempos de Nero se anima e ganha vida; com as suas orgias e violências a servirem de chão onde germina fecunda a semente do cristianismo. . .

[Personagens]: Lygia Calina, Marcus Vinicius, Aulus Plautius, Pomponia Graecina, Chilon Chilonides, Ursus, Eunice, Crispus, Acté, Cróton, S. Pedro Apóstolo, Paulo de Tarso, Miriam, Nazarius, Gaius Petronius, Nero, Poppaea Sabina, a Jovem, Marcus Salvius Otho (Otão), Sêneca, Lucanus, Flavius, Galba, Nerva, Tigellinus, Epaphroditus. . .

[Wikipédia] '(...) a expressão "Quo vadis, Domine?" (Aonde vais, Senhor?) provém de uma tradição cristã, registrada em livros apócrifos, segundo a qual, Jesus apareceu a Pedro, que deixava Roma para escapar à perseguição de Nero, e quando indagado pelo apóstolo: "Aonde vais, Senhor?", respondeu-lhe: "Já que abandonas o meu povo, vou a Roma para ser crucificado, outra vez".

'(...) a trama principal do romance centra-se na história de amor entre o nobre comandante romano M. Vinícius e a princesa bárbara e cristã Lígia (aliás, Calina), duas pessoas que pertencem a mundos diferentes. O romance entre os dois exerce forte influência sobre o desenvolvimento da ação, com momentos marcantes como a tentativa de seqüestro de Lígia e sua salvação milagrosa no confronto de Ursus com o touro, no circo. A vitória do homem contra o animal na arena imprime um final feliz à história - bem ao agrado da maioria dos leitores - porque, nesse momento, o povo se afasta de Nero e se coloca a favor dos cristãos; o Imperador Nero do romance de Sienkiewicz é uma caricatura, deliberadamente ridícula, do personagem histórico. Ele é descrito como um tirano que, além de se comprazer com a crueldade, imagina-se um grande poeta e cantor, chegando ao cúmulo de incendiar Roma para obter inspiração semelhante a de Homero ao retratar o incêndio de Troia. . .

(...) Figura-chave na obra é Petrônio, patrício romano e conselheiro de Nero, homem de bom gosto e elegância, incluído no romance como um símbolo da cultura clássica. Sua morte (suicídio nos braços da amada) é bem emblemática, tendo em vista a dignidade e valores da doutrina filosófica epicurista que ele cultiva.

Do elenco de notáveis personagens e caracteres, impressiona a figura miserável do charlatão; investigador e delator mercenário e oportunista, Chilo Chilonides, enganador ardiloso - cuja ambição o leva a trair até aqueles que lhe ofereceram a mão em momentos difíceis; sua conversão e arrependimento sinceros à hora do martírio, proclama o cristianismo como verdade e esperança de salvação no encontro da fé em Cristo, redentor da Humanidade.
====
[Nero Sings!] https://youtu.be/pBIswXv28GI
https://pt.wikipedia.org/wiki/Quo_Vadis_(livro)
https://en.wikipedia.org/wiki/Quo_Vadis_(novel)
https://en.wikipedia.org/wiki/Quo_vadis?
https://www.gradesaver.com/quo-vadis/wikipedia/characters-in-quo-vadis

Romance

Edições (29)

ver mais
Quo Vadis
Quo vadis?
Quo Vadis
Quo Vadis

Similares

(107) ver mais
Memórias de Adriano
Império
Médico de cuerpos y almas
Quo Vadis - I

Resenhas para Quo Vadis ? (34)

ver mais
Clássico!!!
on 6/4/15


Um livro muito bem escrito, eu diria que é um dos grandes clássicos do cristianismo, ao lado de "O Manto de Cristo", "O Segredo do Reino" (Mika Waltari) e "Moisés" (Howard Fast). Hoje, quando o cristianismo novamente e por outras vias, está sendo perseguido, reler estes maravilhosos clássicos históricos é não só uma maneira de reviver a história de Cristo e daquilo que Ele ensinou, mas de compreender como e por que essa crença tanto perturba uma parcela da humanidade. Naturalmente,... leia mais

Estatísticas

Desejam79
Trocam5
Avaliações 4.3 / 255
5
ranking 55
55%
4
ranking 28
28%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

45%

55%

orffeus
cadastrou em:
16/01/2020 13:26:04
orffeus
editou em:
25/01/2020 05:49:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR