Reflexões: Filosofia e cotidiano

Reflexões: Filosofia e cotidiano José Antonio Vasconcelos


Compartilhe


Reflexões: Filosofia e cotidiano





A estruturação da obra se faz, em geral, por meio do confronto de ideias e alternativas, solicitando-se do(a) estudante que tome uma posição. A obra contém material temático, midiático e fotográfico recente, o que permite a docentes e estudantes discutirem temas da atualidade. O texto é atento ao diálogo com outras áreas de conhecimento, valoriza a discussão sobre questões de gênero, étnicas, a pluralidade cultural e religiosa. Os capítulos orientam os(as) estudantes na atividade investigativa e na pesquisa filosófica escolar, levando a refletir, já num primeiro contato, sobre a temática filosófica proposta e seus autores.

As seções de atividades com questões e conceitos mais complexos contextualizados historicamente transformam o trabalho filosófico com os conteúdos em uma progressiva formalização do saber. Ao final, novamente, cada capítulo é problematizado com base em leitura de textos de natureza diversa, aproximando a sala de aula a uma comunidade de investigação filosófica escolar, sobretudo no que se refere à Filosofia contemporânea.

Alguns dos pontos da obra devem ser destacados. Em primeiro lugar, o formato segundo o qual pretende que o conhecimento filosófico seja construído, a partir de vivências e conhecimentos cotidianos. Além disso, as suas atividades combinam abordagens históricas e temáticas da Filosofia e é dada grande prioridade à autonomia intelectual do(a) estudante, ao pensamento crítico e ao diálogo filosófico. Merece destaque também o fato dos conteúdos apresentados levarem em conta a tradição filosófica e o contexto da produção escrita. Há um empenho na problematização do conhecimento histórico/filosófico e da história das ideias.

No Manual do Professor (MP), as estratégias para utilização da obra e a articulação da obra com outros componentes curriculares são debatidas de modo detalhado: são apresentados um histórico do ensino de Filosofia no Brasil e um debate sobre sua identidade e objetivos, sendo também abordada a prática docente na área de Filosofia e das estratégias de avaliação mais adequadas a ela. Nota-se na obra o compromisso de oferecer material complementar para cada um dos capítulos, com textos e sugestões para aprofundar a compreensão do(a) professor(a) dos temas tratados. No comentário a cada capítulo são também discutidas estratégias de aproximação ao contexto do(a) estudante.

descrição da obra
O Livro do Estudante está organizado em quatro unidades temáticas e dezessete capítulos. A unidade introdutória inclui apenas três, ao passo que as unidades centrais (dois e três) contam com seis e cinco capítulos, respectivamente. A unidade conclusiva apresenta três capítulos. É de notar o singular esquema argumentativo-narrativo proposto, na medida em que, ao invés de seguir a tradicional estrutura da História da Filosofia, opta por uma apresentação temática dos conteúdos. Convém destacar, pela inovação histórico-metodológica, a última unidade da obra, que se propõe a tomar o fenômeno filosófico fora dos limites do tradicional paradigma eurocêntrico.

A unidade 1 (A Filosofia, seu passado e seu presente), dedicada à intemporalidade das questões filosóficas, é dividida em três capítulos: 1, A atitude filosófica; 2, O sentido da vida; 3, Memória e História. Caso assim desejar o(a) professor(a), poderá ser utilizada como abertura ou introdução para os estudos, um capítulo para cada ano do curso.

A unidade 2 (Até onde a inteligência alcança?), que se dedica às áreas mais tradicionais da Filosofia (filosofia do conhecimento, filosofia da ciência, lógica, linguagem e metafísica), inclui os seguintes seis capítulos: 4, Lógica e linguagem; 5, Linguagem e escritura; 6, Realidade e aparência; 7, Conhecimento e justificação; 8, Ciência e Tecnologia; 9, O universal e o particular.

A unidade 3 (A ação humana no mundo), eminentemente centrada na ética e na filosofia política (embora conte também com um capítulo sobre estética), inclui cinco capítulos: 10, Como podemos agir?; 11, A política e o bem comum; 12, Trabalho e justiça social; 13, De corpo e alma; 14, Sobre a arte e a beleza.

A unidade 4 (Para além do eurocentrismo), que se propõe a tomar o fenômeno filosófico fora dos limites do tradicional paradigma eurocêntrico, inclui três capítulos: 15, A Filosofia oriental; 16, As Filosofias africanas e afrodescendentes; 17, Filosofias feministas e seus desdobramentos .

Cada capítulo apresenta, após uma descrição de seus conteúdos, uma provocação inicial sobre o tema, um texto do autor que trata do tema e, eventualmente, da história da filosofia relacionada com aquele tema, perfis de filósofos citados, propostas de temas para reflexão e atividade, textos de pesquisadores de outras áreas, exemplos, propostas de atividades, quadros com informações suplementares, quadros-resumo Quais são as minhas opções, textos que aproximam o tema do cotidiano dos(as) estudantes, textos para leitura e atividades e exercícios de vestibular. Os capítulos apresentam ainda indicações de leitura e de filmes. Ao final do volume, é apresentada uma bibliografia.

O Manual do Professor (MP) descreve a proposta geral da obra, a partir de uma narrativa do contexto em que se coloca o ensino de Filosofia no Brasil. Em seguida, descreve o seu projeto e debate a avaliação em Filosofia. Apresenta textos em que descreve e complementa cada um dos capítulos do livro, propõe leituras e atividades complementares e comenta os exercícios propostos.


https://www.youtube.com/watch?v=inlhSOUXBgw

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Reflexões: Filosofia e cotidiano

Similares

(18) ver mais
Convite à Filosofia
O Mundo de Sofia
Filosofia
Fundamentos da Filosofia

Resenhas para Reflexões: Filosofia e cotidiano (1)

ver mais
Um bom livro para o Ensino Médio

Ótimo livro didático. Linguagem bem adaptável ao Ensino Médio. Sem aprofundamentos complexos com exposição clara e eficaz. Talvez em alguns temas como Lógica e Dualismo|Monismo a falta de aprofundamento empobreceu o texto. As atividades são boas já que se ensina apenas uma aula de 50 minutos por semana. As imagens e os textos que encerram os capítulos faz juz ao título Filosofia e cotidiano."... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam4
Avaliações 4.1 / 9
5
ranking 33
33%
4
ranking 56
56%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Victor Anderson
cadastrou em:
31/07/2017 11:55:07
Victor Anderson
editou em:
18/08/2017 22:40:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR