SAO PAULO ATRAVÉS DA MINISSÉRIE UM SÓ CORAÇÃO

SAO PAULO ATRAVÉS DA MINISSÉRIE UM SÓ CORAÇÃO Valentina Nunes


Compartilhe


SAO PAULO ATRAVÉS DA MINISSÉRIE UM SÓ CORAÇÃO





Aos 450 anos de idade, a memória de São Paulo quase se perde no tempo. Quem hoje circula pela metrópole já não vê o Vale do Anhangabaú como um belo cartão postal urbano, a Estação da Luz como um símbolo de progresso, o Teatro Municipal como palco de grandes ousadias culturais. A cidade pulsa acelerada num quase esquecimento, embora todos os seus jardins, museus, teatros e monumentos, por onde circulam milhares de pessoas famosas ou anônimas, estejam sempre ali, entregues ao olhar de quem saiba enxergá-los. "São Paulo Através da Minissérie 'Um Só Coração'" veio para dar vida nova às principais lembranças da cidade e seus personagens vibrantes. Inspirado na trama de "Um Só Coração", minissérie exibida pela Rede Globo, este livro enfoca desde os anos de fundação da cidade às décadas de 1920 a 1950, com um rápido olhar sobre o presente, unindo imagens da ficção a imagens reais a fim de lembrar a todos o quanto é emocionante a história de São Paulo e a dos que ajudaram a construí-la.



Uma homenagem a altura de uma metrópole que está entre as maiores do mundo. A capital paulista de 450 anos é a inspiração para o lançamento do livro São Paulo através da minissérie Um só coração, da Editora Globo, que resgata a história da cidade e dos que participaram da sua construção. A trama de "Um só coração", minissérie de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, exibida pela Rede Globo, é o fio condutor da narrativa. O texto é enriquecido por farto material fotográfico, colorido ou em preto e branco, com imagens reais e da ficção. O livro começa com os primeiros 300 anos da "São Paulo de Piratininga", e relata a fundação da cidade, a celebração da primeira missa, as expedições dos bandeirantes e a formação das oligarquias cafeeiras. Os bastidores da minissérie surgem em "Por dentro de um Só Coração", e descrevem a parceria entre os autores, o trabalho da direção e da produção. A importância dos figurinos, da cenografia, da maquiagem, penteados e adereços, além dos efeitos visuais que colocam a São Paulo antiga em movimento, são outros destaques. Entre os personagens - reais ou fictícios - dessa história, estão os modernistas de 1922, a elite cafeeira, os anarquistas e os imigrantes, que conviveram na agitacão da "paulicéia" e sobreviveram às revoluções de 1924 e 1932 e aos efeitos da 2ª Guerra Mundial. Por meio desses personagens e acontecimentos a história de São Paulo prossegue, debatendo-se entre a tradição e a modernidade. As mudanças dos anos 30 e 40 são abordadas, como a revolução de 1930, a Revolução Constitucionalista de 1932, as conquistas femininas e a construção do primeiro arranha-céu da cidade. Entra em cena aqui um dos casais célebres da época, Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo. Ela, de "princesinha do café" a mulher desquitada, ousada, inovadora e dinâmica. Ele, italiano, rico industrial do setor metalúrgico, amante das artes. Juntos, patrocinaram grandes empreendimentos culturais e impulsionaram a arte nacional. O livro finaliza esse período da história - e da memória - paulista com a descrição dos povos imigrantes, e migrantes, que fincaram suas raízes em São Paulo e configuraram o mosaico cultural e étnico que inspirou muitos dos personagens da minissérie. São Paulo através da minissérie Um só coração cumpre o seu papel de restaurar e reavivar a memória paulistana, traz o melhor da vida e dos costumes da metrópole e seus habitantes e convida o leitor a conhecer a sua história.


Edições (1)

ver mais
 SAO PAULO ATRAVÉS DA MINISSÉRIE UM SÓ CORAÇÃO

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam2
Avaliações 4.2 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 17
17%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR