São Paulo pela Lente da Higiene

São Paulo pela Lente da Higiene Cristina de Campos


Compartilhe


São Paulo pela Lente da Higiene


As propostas de Geraldo Horácio de Paula Souza para a cidade (1925-1945)




Por que realizar um estudo sobre as mudanças urbanísticas ocorridas na cidade de São Paulo durante as primeiras décadas do século XX a partir da biografia do médico sanitarista Geraldo Paula Souza?

No Estado de São Paulo, desde a República, as cidades eram estruturadas fisicamente por intermédio de um conjunto de normas construtivas estabelecidas pelo Serviço Sanitário, assim, foram os médicos e os engenheiros sanitários os primeiros técnicos a regular o espaço urbano. Este livro procura justamente refazer o elo que liga o trabalho do sanitarista diretamente à cidade, na elaboração de projetos e propostas para que a higiene seja consolidada dentro do espaço urbano. Reconstruindo a vida e obra do médico, a autora desvenda as razões pelas quais a higiene foi retirada do foco de atenção das autoridades públicas em favor de um modelo urbanístico voltado à preparação da cidade de São Paulo para a industrialização que se consolidaria nas décadas seguintes.

Edições (1)

ver mais
São Paulo pela Lente da Higiene

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Ivan
cadastrou em:
01/11/2009 21:50:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR