Sapatos de defunto

Sapatos de defunto Francisco Leite Bastos


Compartilhe


Sapatos de defunto


A comédia burguesa




Era já idosa mas jovial. Chamava-se Mónica. Aparentava certo ar de independência e quietação que o dinheiro dá aos diletos da fortuna.
Calculava-se e precisava-se em alguns contos de réis a importância do seu capital em propriedades rústicas e urbanas, e ótimas inscrições de assentamento da Junta do Crédito Público. Daí a veneração das turbas. Entre os mais dedicados servidores da velha senhora estavam: a sua criada de sempre, o cónego da casa e o vizinho merceeiro. Não havendo herdeiros naturais, aqueles três estão dispostos a quase tudo para se fazerem merecedores de constarem no testamento de D. Mónica...

---

Leite Bastos foi um jornalista e escritor português, falecido em 1886. Os seus contos, romances e comédias --- muitas vezes moldados ao estilo das aventuras de Rocambole, e, tal como essas, dotados de elementos satíricos e humorísticos --- foram de grande popularidade no seu tempo.

De os «Sapatos de defunto» diz Gervásio Lobato, no prefácio deste mesmo livro: «Neste romance a observação realista casa-se a todo o passo com um humorismo original, um pouco sarcástico por vezes, com uns tons rudes e severos: os personagens vivem realmente através de uma ação natural, verosímil e lógica, e a vida burguesa é ali fotografada por um artista delicado, que sabe escolher bem os pontos a aplicar a sua observação, e dar ao quadro toda a sensação da vida e da verdade."

Edições (2)

ver mais
Sapatos de defunto
Sapatos de defunto

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Marta Skoober
cadastrou em:
25/05/2014 11:50:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR