Sintaxe portuguesa

Sintaxe portuguesa Mário A. Perini


Compartilhe


Sintaxe portuguesa


Metodologia e funções




A publicação da Sintaxe portuguesa -Metodologia e funções, de Mário A. Perini, não só vem preencher uma lacuna em nossos estudos lingüístico-gramaticais, como também procura estabelecer as necessárias relações dialéticas entre técnicas da Lingüística moderna e a nossa tradição gramatical. A obra divide-se em quatro longos capítulos, intitulados, respectivamente: "Descrição, traços distintivos e protótipos", "Funções sintáticas na oração", "Funções de nível suboracional" e "A oração complexa".

O autor fixa-se na estrutura de superfície e privilegia os critérios formais. Para o segundo capítulo - "Funções sintáticas na oração" -, os traços formais selecionados são: concordância verbal, anteposição, possibilidade para um determinado termo de ser retomado por (o) que / quem, cliticização, posição do auxiliar e posição obrigatória antes do núcleo do predicado.

No que se refere às funções de nível suboracional, os critérios são marcadamente distribucionais: Perini considera que no sintagma nominal máximo podem ocorrer um predeterminante, um determinante, um possessivo, um quantificador, um pré-núcleo, um núcleo e um modificador, nessa ordem, respectivamente.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Sintaxe portuguesa

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Lobim
cadastrou em:
22/09/2022 22:11:33
Lobim
editou em:
22/09/2022 22:11:53