Solilóquios

Solilóquios Santo Agostinho


Compartilhe


Solilóquios





Aurélio Agostinho meditou o tempo todo de sua vida sobre a sua identidade, e a dualidade desta, dividida entre identidade-idem (mesmidade, ser idêntico a si e imutável através do tempo) e identidade-ipse (ipseidade, identidade pessoal e reflexiva, tahada pela alteridade). A grande dscoberta de Agostinho, na procura da verdade, foi tê-la encontrado, em seu próprio interior, através do conhecimento de si mesmo. "Senhor, tu estavas, certamente, diante de mim, mas eu me tinha afastado de mim mesmo e não me encontrava. Quanto mais a Ti?"
Segundo Solilóquios há em nós um homem interior e um homem exterior. O homem exterior identifica-se com o que temos em comum com outros animais, e o homem interior que identifica o diferencial do propriamente humano. As percepções e as imagens fazem parte do homem exterior.
As duas atitudes cognoscitivas pertencem à mesma ratio. Da mesma forma que seria único este homem que se mostra como homem exterior e homem interior.
Solilóquios é um enfocar a experiência de alteridade pessoal, um experienciar que se traduz como conhecimento.

Edições (1)

ver mais
Solilóquios

Similares


Resenhas para Solilóquios (1)

ver mais
Fascinante
on 4/6/19


Eu amei ler os pensamentos de tão santo homem, a forma como tudo flui onde seu alter ego o impulsiona sempre a ir mais longe, o provoca e traz belíssimas explanações, é um livro único, mas confesso que me pedi em alguns diálogos rs, amo quando em meio aos seus pensamentos Santo Agostinho começa a orar apaixonadamente à Deus. Era um homem que adorava Deus e amava a sabedoria, dá gosto de ler sua busca por ambos.... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam5
Avaliações 3.7 / 37
5
ranking 32
32%
4
ranking 22
22%
3
ranking 38
38%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Fotossíntese
cadastrou em:
06/03/2010 11:34:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR