Suicídio de pastores

Suicídio de pastores Everton A. P. Lacerda


Compartilhe


Suicídio de pastores


Uma análise dos fatores de risco que contribuem para a consumação do suicídio




Esta pesquisa relata a trajetória do conceito de suicídio analisando sua evolução histórica, enfatizando a produção de estudos sobre suicídios de pastores que têm aumentado nos últimos anos, mas que ainda são escassos. Da mesma forma que são escassas as pesquisas sobre depressão e Burnout no contexto da religião.

Por ser a depressão considerada o mal do século XXI cada vez mais os pastores estão sendo acometidos por esse mal. Sendo assim, será apresentado um panorama geral a respeito da produção científica na área de suicídio de pastores a partir de uma ótica religiosa e também científica. Isto é, da teologia, psiquiatria e da psicologia, dando maior ênfase aos fatores de riscos relacionados ao ritmo frenético da vida do pastor, que produz um colapso da estrutura física, mental, espiritual, familiar e ministerial, desencadeando graves crises de depressão que representam as principais causas que contribuem para que a opção pelo suicídio assedie o pastor de tal forma que possibilite à probabilidade da sua consumação.

Também será abordado nessa pesquisa ações e medidas preventivas que possam contribuir para aqueles que estão flertando com a própria morte mediante o sofrimento insuportável e a desesperança, a fim de que o mesmo resgate o sentido da existência a partir da tomada de consciência da importância do cuidado de si mesmo, que acontece mediante a definição e priorização de parâmetros que estruturam os pilares de sustentação da vida pessoal, familiar e ministerial proporcionando o equilíbrio necessário para uma mente saudável.

"Como lidar com essas situações? Como ajudar pastores e pastoras que sofrem calados em seu trabalho ministerial? Como prevenir para que não ocorram outras tragédias pessoais nas histórias das igrejas deste país? São questões que Everton Lacerda procurou corajosamente responder em seu trabalho. Por sua iniciativa e dedicação a tema tão delicado, recomendo a leitura de seu livro em momento tão oportuno para a história do ministério pastoral no Brasil” (ALBERTO KENJI - Bacharel em Teologia, mestre e doutor em Ciências da Religião, pastor e professor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo)

“O autor deste texto, corajosamente neste trabalho, procura abordar estas causas e principalmente o cuidado que homens pastores evangélicos precisam tomar para viver bem em meio a uma sociedade que exige cada vez mais deles no exercício do ministério.” (JACIRA LIMA - Bacharel em Teologia, mestre em Psicologia e professora da Faculdade Teológica Batista de São Paulo)

Filosofia / Política / Religião e Espiritualidade / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Suicídio de pastores

Similares


Resenhas para Suicídio de pastores (1)

ver mais
Aqueles que cuidam também precisam de cuidados!
on 25/3/22


É interessante notar que todos nós, como membros do corpo de Cristo, participantes de sua Igreja, quando nos envolvemos com amor na obra do nosso Senhor sempre temos a tendência de, uma hora ou outra, esquecermos de cuidar de nós mesmos. Isso não seria diferente do que acontece com nossos pastores e eu poderia até afirmar que, com relação a eles, esse sentimento de dever sobressai suas necesidades pessoais. Nossos pastores também são humanos, são falhos e precisam de cuidados e nós co... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 6
5
ranking 67
67%
4
ranking 17
17%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

30%

70%

Cássia
cadastrou em:
12/01/2019 11:57:39