As tentativas de modificar opiniões alheias são tão antigas quanto a palavra humana, mas nos últimos anos suas técnicas se aperfeiçoaram ao ponto de nos fazer temer que nossos pensamentos e sentimentos estejam sujeito à manipulação por métodos e processos ocultos.
À pressão dos homens pela publicidade, acrescentou-se toda uma bateria de técnicas de propaganda e comunicação, de formação de atitudes, de guerra psicológica, de propaganda política, de modificação da mente, de conversão religiosa. Expressões como doutrinação e lavagem cerebral são hoje de uso na linguagem cotidiana.
Este livro é um levantamento oportuno e necessário do problema da persuasão, sendo a questão focalizada pelo autor sob seus vários aspectos, indo da publicidade comercial até a análise detalhada das intenções e efeitos dos veículos de divulgação de massa, fazendo ainda um exame cuidadoso de casos espetaculares de conversão e confissão.
Mas Técnicas de Persuasão é mais do que um exame do problema da persuasão, o único, aliás, até agora realizado em forma de livro. Encerra ainda uma lúcida análise do próprio conceito de personalidade, uma vez que, somente compreendendo, primeiro, o desenvolvimento da personalidade central, podemos entender e julgar realisticamente a importância das tentativas de modificá-la.