Temor e Tremor

Temor e Tremor Søren Kierkegaard


Compartilhe


Temor e Tremor





Kierkegaard jamais pretendeu ser filósofo. Por várias vezes ele mesmo definiu-se como um pensador a refletir sobre a existência e suas ligações com a divindade; para ele o estágio religioso era o último e mais importante salto que o indivíduo deveria empreender para interpretar-se e encontrar um sentido para suas existência.
Contudo, esse pensador que não se considerava filósofo e que acreditava que toda ciência era inútil - já que não era capaz de dar sentido à existência humana -, acabou por criar as raízes de uma nova corrente filosófica - o existencialismo.
Duvidar de todas as certezas, considerar-se fora do âmbito da verdade, sempre perseguida e sempre afastada pela dúvida - fundamentos da filosofia existencialista - formam o cerne do pensamento de Kierkegaard.

Edições (7)

ver mais
Temor e tremor
Temor e Tremor
Temor e Tremor
Temor e Tremor

Similares

(7) ver mais
As Obras do Amor
O Conceito de Angústia
A Transcendência do Ego
O Desespero Humano

Resenhas para Temor e Tremor (26)

ver mais
A fé começa precisamente onde acaba a razão (S. Kierkegaard)
on 31/1/22


Em tremor e temor, Søren Kierkegaard discorre sobre a história de Abraão e Isaac e seu paradoxo; como pode um pecado se tornar símbolo de fé e ser santificado? Abraão, como pai, entende que um de seus maiores deveres morais é o de cuidar e amar o seu filho, mas o que fazer quando Deus pede que mate esse seu filho em sacrifício? Esse duro dilema é esmiuçado durante o livro, estaria Abraão livre da moral ou não passa de um assassino? Kierkegaard então diz que há 3 estágios, o estético... leia mais

Estatísticas

Desejam123
Trocam1
Avaliações 4.0 / 153
5
ranking 41
41%
4
ranking 33
33%
3
ranking 18
18%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

58%

42%

Sinezinho
cadastrou em:
26/10/2011 23:24:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR