Templo Maçônico

Templo Maçônico M.:I.: Helvécio de Resende Urbano Júnior 33°


Compartilhe


Templo Maçônico


Dentro da Tradição Kabbalística “Sob a Luz do Sol da Meia-Noite”




A Árvore florida, sob cuja sombra me inspirou a escrever esta obra, ergue-se majestosa¬mente para o mesmo firmamento azulado, que iluminava nossos amoráveis mestres passados. Também é do mesmo madeiro renovado, cuja lenha aqueceu e alimentou o fogo filosófico daqueles que nos legaram o conhecimento através das gerações de OObr∴ da Arte Real. “Vá aonde fomos e saberá” (J. Mathewes), daí nos lembra o conto do poeta persa, intitulado Conferência dos Pássaros (Faraduddin Attar), quando ele diz que três borboletas questionavam a natureza da vela. A primeira vai até bem perto e volta dizendo: “É Luz”. A segunda se aproxima mais um pouco, queima uma asa e volta dizendo: “Queima”. A terceira se aproxima ainda mais, é envolvida pelo fogo e não volta mais. Descobriu o que queria saber, mas o que ela agora sabe não poderá jamais ser comunicado para outros. Esse é o mistério do Graal. Esse é o segredo da Iniciação, que é intransferível e incomunicável, de natureza original, servindo somente para aqueles que vivenciaram de forma plena o self desejado nos mistérios iniciáticos.
Manuscritos, textos iniciáticos e instruções foram escritos sob figura ou sob metáforas. So¬mente com as chaves certas poderemos abrir as portas que nos franqueiam a entrada no Palá¬cio do Rei e levantar o véu que cobre o Santuário. Uma das chaves é a Sagrada Kabbala; aquele que experienciar os princípios de sua exegese iniciática terá sua visão interna despertada, que é ativada pela luz do átomo nous existente em todo ser humano; o sol interno, que brilha incessantemente dentro de seu ventrículo esquerdo, por meio do qual todo produto real de nosso conhecimento desenvolve a sabedoria em aplicações. Enquanto essa luz mágicka não ascender, nosso caminho estará em trevas. A aurora do nosso real alvorecer se faz quando aplicamos a força da alavanca kabbalística, movimentando no sentido e forma da espada flamígera, ziguezagueando ascendente pelos Três Pilares da Kabbalística Árvore da Vida, em direção ao topo do Templo de Salomão.
O destino do Homem é grandioso, o Eterno reservou o céu como meta final para seu de¬leite e espera seu caminhar pacientemente. Sua consciência poderá elevar-se até o nível das inteligências superiores, aproximando-se do trono da divindade, e ver em si próprio todas as magnificências do mundo astral, espiritual e físico. O trabalho mágicko e contemplativo provoca no Obr∴ uma transformação, legando a este a ressurreição e a iluminação. Em cada instrução recebida nos degraus da Escada de Jacó está oculto um arcano. Com as chaves reservadas aos Homens de Desejo, estes abrirão as portas e penetrarão pela via cardíaca os níveis conscienciais que irão realizar sua reintegração. O Buscador atento e contemplativo entenderá o plano do Eterno, e sob a sombra da inspiradora Acácia Amarela, o sonho certa¬mente se tornará realidade.

Edições (1)

ver mais
Templo Maçônico

Similares

(11) ver mais
Coletânea Hermética
DO MESTRE SECRETO E SEUS MISTÉRIOS
GRAU DO MESTRE ELEITO DOS NOVE
Aspectos do Ocultismo

Resenhas para Templo Maçônico (1)

ver mais
Profundo e denso
on 24/10/22


O autor, profícuo Maçom, faz uma analogia riquíssima entre a Maçonaria, em especial o Rito Escocês Antigo e Aceito, e as Sephirot da Árvore da Vida da Kaballah. De forma magistral, o autor transforma cada esfera em um templo, com as suas energias e com um ritual específico, que ilustra os significados de cada uma, dentro da Kaballah e da Maçonaria. Em vários momentos ou autor enrola em um determinado ponto, o que empaca um pouco a leitura e a interpretação, que é difícil e exige pausas... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

75%

25%

@MadrasEd
cadastrou em:
21/08/2012 12:44:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR