Todas as cartas

Todas as cartas Clarice Lispector


Compartilhe


Todas as cartas





Todas as cartas reúne correspondências escritas por Clarice Lispector ao longo de sua vida. A seleção de cartas, das quais cerca de meia centena é inédita para o público, configura um acervo fundamental para compreender a trajetória literária da escritora.

Ponto alto de Todas as cartas, o conjunto de correspondências inéditas endereçadas aos amigos escritores tem entre os destinatários João Cabral de Melo Neto, Rubem Braga, Lêdo Ivo, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles, Natércia Freire e Mário de Andrade. As correspondências foram organizadas por décadas – dos anos 1940 a 1970 – e contam com notas da biógrafa Teresa Montero, que contextualizam o material no tempo, no espaço e nas inúmeras citações a personalidades e referências culturais.

Com grande material inédito, o volume resultou de longa pesquisa realizada pela jornalista Larissa Vaz, sob orientação de biógrafos e da família, para trazer uma visão integral da pessoa e da escritora. A publicação da correspondência de grandes escritores constitui-se em importante acontecimento literário, pois o autor mantém a inspiração, o lirismo e o humor ao escrever cartas, que chegam a ser tão ou mais fascinantes e criativas quanto seus próprios livros.

Clarice viveu quase duas décadas no exterior e se correspondeu sempre para cultivar o afeto da família e dos amigos e para tratar da publicação dos seus livros. Apesar de afirmar que “não sabia escrever cartas”, suas cartas são tão interessantes quanto seus romances, contos e crônicas.

Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
Todas as cartas
Todas as cartas

Similares

(13) ver mais
Clarice na Cabeceira
Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres
Histórias Extraordinárias
A bela e a fera

Resenhas para Todas as cartas (35)

ver mais
Clarice, um vendaval de inspirações
on 30/12/23


Não sou capaz de mencionar a quantidade de coisas boas que senti lendo a correspondência de Clarice. Me parece que somente depois dessa leitura posso dizer que sou minimamente alfabetizado na arte da empatia, se é que isso faz algum sentido. Tantos parágrafos me surpreenderam, eu poderia perder meses de vida lendo e relendo eles. A única coisa que me veio à cabeça ao terminar esse livro, foi a carta endereçada a Fernando Sabino, dizendo como Clarice gostaria que ele fosse mais poupado ... leia mais

Estatísticas

Desejam267
Trocam1
Avaliações 4.7 / 176
5
ranking 84
84%
4
ranking 13
13%
3
ranking 3
3%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Diego
cadastrou em:
01/09/2020 12:54:37
Alê | @alexandrejjr
editou em:
31/08/2023 18:38:59
Pri Paiva
aprovou em:
15/10/2020 16:28:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR