Objetivando a socialização das reflexões teórico-filosóficas e metodológicas de pós-graduandas e pós-graduandos participantes da disciplina "Teoria histórico-cultural, Educação Escolar e Escola Comunidade", ministrada pelo Prof. Dr. Irineu A. Tuim Viotto Filho no ano de 2019 junto ao Programa de pós-graduação em Educação (PPGE) da UNESP-Presidente Prudente, o presente livro versa sobre uma diversidade de temas de diferentes áreas do conhecimento como Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Letras, Matemática entre outros, buscando empreender intersecções entre tais temas e os contributos da Teoria histórico-cultural, Pedagogia Histórico-crítica e Materialismo histórico dialético, tendo como unidade aglutinadora a formação humana em uma direção humanizadora. Assim, as autoras e autores realizam reflexões e discussões a respeito do ensino de poesia em contextos periféricos, as contribuições da arte do processo de formação humana, a importância da educação escolar para o desenvolvimento do pensamento teórico, as possibilidades e limites de transformação da escola atual em escola-comunidade, dentre outros temas pertinentes à educação e condizentes com a busca de uma transformação qualitativa das relações e processos formativos escolares.
Educação / Filosofia / Matemática / Pedagogia / Psicologia