Triste não é ao certo a palavra

Triste não é ao certo a palavra Gabriel Abreu


Compartilhe


Triste não é ao certo a palavra





Um mosaico que extrapola a forma narrativa para construir um retrato delicado mas feroz sobre legado, memória e amor na relação entre mãe e filho.

Um diário, centenas de fotografias e sessenta e oito cartas é tudo que G. tem de sua mãe, além das lembranças de um passado comum. A caixa de papelão que contém todos esses elementos guarda também as expectativas e as angústias de um filho que tenta construir sua própria identidade e recuperar o contato que se faz ausente.

Partindo em busca dessa mulher – de quem ela foi antes da maternidade, da mãe que nasceu com ele, dos mistérios da individualidade –, G. revira bulas de remédio, diagnósticos médicos, mapas astrais, redige cartas, e-mails, questiona a si mesmo. E conclui: "Escrevo e envio esta carta para você para tentar reencontrar, em minha própria voz, a tua."

Neste sensível e ousado romance de estreia, Gabriel Abreu monta um emocionante quebra-cabeças de registros, afetos e lembranças que apenas um filho, em vias de perder a mãe, pode ter.

"De uma angústia tão delicada quanto a própria estrutura da memória, Triste não é ao certo a palavra é sobre dar voz. Ao filho, enquanto ele ainda não aprendeu a falar. À mãe, a partir do momento em que ela já não pode mais falar. Já, ainda. São modos de imergir no tempo que Gabriel integra, aproxima, transpõe. Este livro é todo pelo desejo de dar borda, narrar a mãe adentrando seus arquivos é uma estratégia lírica de tornar a mãe possível, continuamente."
Aline Bei

"Gabriel Abreu inventa neste livro uma nova língua, a dos sentimentos indizíveis. Um livro único, feito por um raro observador das emoções humanas."
Juliana Leite

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Triste não é ao certo a palavra

Similares


Resenhas para Triste não é ao certo a palavra (26)

ver mais
Catártico
on 21/5/23


É difícil descrever a profundidade que a literatura consegue atingir em nós, sobretudo com obras tão excêntricas ? impacta diferentes pessoas de formas distintas. Enquanto uns veem receituários, bulas, fotografias e excertos de cartas como ?enchimento de linguiça?, eu, por outro lado, vi parafraseada uma história dolorosamente familiar. Tão logo tive meu primeiro contato com a expressão que dá nome à obra, pus-me a divagar sobre o que encontraria relatado nela. Deparei-me com o refl... leia mais

Estatísticas

Desejam45
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 164
5
ranking 34
34%
4
ranking 46
46%
3
ranking 17
17%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

22%

78%

Jenifer
cadastrou em:
10/02/2023 19:51:44
Jenifer
editou em:
10/02/2023 19:51:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR