TYBYRA

TYBYRA Juão Nyn


Compartilhe


TYBYRA


Uma Tragédia Indígena Brasileira




1614, São Luís do Maranhão, Brasil.

Preso à boca de um Canhão, prestes a ser executado por sodomia por soldados franceses, Tybyra, Indígena Tupinambá, relembra a própria vida e propaga suas últimas palavras como se, depois de relâmpagos, o som dos trovões saísse de sua boca. Dramaturgia de estreia do artysta Potyguar(a) Juão Nyn, uma ficção sobre o primeiro caso de TBLGfobia com um nativo, documentado no país.

"A primeira narrativa sobre Tybyra, pela ótica indígena, futurista e brasileira, descristaliza o imaginário brasileiro sobre os povos originários. Uma constante desconstrução com boas doses criativas da realidade contemporânea. Uma narrativa inovadora e revigorante para quem busca sair das caixas discriminatórias de uma sociedade cinza, impedida de libertar suas peles coloridas, representadas em Abya Yala resistência da pluralidade.
Uma obra de linguagem própria, afetiva, com decolonialidade e ironia que denunciam a violência do Estado e da igreja sobre a liberdade dos corpos originários em 520 anos de Brasil, de racismo, de homofobia, de violência, de doenças, de roubo de territórios, de catequização e de etnocentrismo. Tybyra, o Tupinambá, simbolo e mártir de uma cultura em que a liberdade afetiva não acreditava no pecado, refém e prisioneiro da perspectiva não indígena, é libertado nesta obra."

Renata Aratykyra
Co-fundadora da Rádio Yande

Drama / Ficção / LGBT / GLS / Literatura Brasileira / Política / Religião e Espiritualidade / Romance / Sociologia

Edições (1)

ver mais
TYBYRA

Similares

(1) ver mais
Amor entre fronteiras

Resenhas para TYBYRA (5)

ver mais
Tybyra, a definição de resistência.
on 4/1/22


Tybyra é uma leitura rápida e que aparenta ser fácil, mas que é profunda e densa para se digerir. Em pensar que a cultura, a identidade e as singularidades do nosso país foram tão bem apagadas que sequer temos a chance de aprender sobre o passado. É vergonhoso chamarmos de história do Brasil o que aprendemos na escola quando não se fala e não se aprofunda nas dores que enfrentamos como sociedade. Tybyra talvez não fosse um nome próprio como o autor mesmo coloca, mas é marca da resist... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 27
5
ranking 59
59%
4
ranking 30
30%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

21%

79%

João gregorio
cadastrou em:
14/04/2021 18:06:32
CrisVieira~
editou em:
18/05/2021 15:51:59