Um brasileiro em terras portuguesas

Um brasileiro em terras portuguesas Gilberto Freyre


Compartilhe


Um brasileiro em terras portuguesas


introdução a uma possível lusotropicologia, acompanhada de conferências e discursos proferidos em Po...




Um Brasileiro em terras Portuguesas é um livro fundamental para o conhecimento do lusotropicalismo tal como foi sistematizado pelo seu autor no início da década de 1950. Porém, à semelhança dos restantes textos explicitamente lusotropicais de Gilberto Freyre, é pouco conhecido dentro e fora do Brasil.

Em Portugal, o lusotropicalismo é sobretudo glosado em segunda ou terceira mão. O que circula na opinião pública, no discurso político e até nos meios acadêmicos é uma “vulgata lusotropical” que começou a ser produzida pelo Estado Novo para legitimação do colonialismo português.

No prefácio a Um Brasileiro…, tal como havia feito na conferência lida em Coimbra, Freyre confessa que na viagem sentiu confirmar-se uma “intuição antiga”: “existe no Mundo um complexo social, ecológico e de cultura, que pode ser caracterizado como ‘lusotropical’”; um complexo em expansão, desde que “as nações lusotropicais [não] se deixem envolver por alguma retardatária ou arcaica mística arianista, antes se entreguem com uma audácia cada dia maior à aventura de se desenvolverem em povos de cor, para neles e em gentes mestiças, e não apenas brancas, sobreviverem os melhores valores portugueses e cristãos de cultura num Mundo porventura mais livre de preconceitos de raça, de casta e de classe que o atual”.

Edições (1)

ver mais
Um brasileiro em terras portuguesas

Similares

(2) ver mais
O mundo que o português criou
Vida Social no Brasil nos Meados do Século XIX

Resenhas para Um brasileiro em terras portuguesas (0)

ver mais
Um Brasileiro em Terras Portuguesas, como outros textos de Gilberto Freyre, encerra contradições e ambiguidades difíceis de lidar. O mesmo texto que exalta a benignidade da colonização portuguesa na África, coloca a comunidade lusotropical (comunidade de sentimento e cultura) acima dos estreitos nacionalismos, encarando a soberania portuguesa sobre as colônias como dispensável e transitória. Empreste esse livro na biblioteca pública Livro disponível para empréstimo na Biblioteca ... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

61%

39%

Eduardo
cadastrou em:
01/03/2014 23:42:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR