Uma Florença para Caravaggio

Uma Florença para Caravaggio Diomira Maria


Compartilhe


Uma Florença para Caravaggio





A minúcia e a argúcia das descrições, neste romance, transportam-nos para dentro das paisagens em que a história se desenrola, sejam elas as paisagens construídas pelo homem – a arquitetura singular de uma cidade como Florença, na Itália –, sejam as paisagens naturais – os caminhos para se chegar ao alto da montanha, de onde as personagens observam, junto a Galileu, o céu e as estrelas.
Ressalte-se, também, a rigorosa pesquisa histórica feita pela autora, que, com isso, pôde acrescer o seu quinhão de ficcionalidade, mas com a delicadeza de quem, num gesto de escrita, logra doar um lugar a Michelangelo Caravaggio; apor um dado a mais a sua personalidade (tão polemizada nos registros documentais); logra, enfim, doar-lhe um amor. E então desejamos: esses acréscimos bem que poderiam ter acontecido!
Em seguida nos perguntamos: e quem dirá que não aconteceu?
O trabalho rigoroso, de “alta costura”, revela-se também na estrutura da narrativa, que coaduna com o próprio funcionamento da memória: por idas e vindas, lacunas, dosagem das cargas afetivas.
O ritmo ora se acelera ora se desacelera, deixando entrever tanto os detalhes e os objetos da época do pintor – que o leitor parece poder tocar com as mãos –, como a pungência de alguns momentos de luta, de combate de ideias e de paixão entre os
personagens.
Aliás, sobre os personagens, há que se destacar que, além de Miguel e de Maria de Medici, a cidade, Florença, torna-se também uma das protagonistas do livro. Daí o acerto e a justeza de seu título, cuja beleza indica que bem
poderia ser o verso de um poema.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Uma Florença para Caravaggio

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Carmo.leone
cadastrou em:
07/09/2023 14:25:56
Carmo.leone
editou em:
26/04/2024 20:30:08