Vento Forte

Vento Forte Miguel Ángel Asturias


Compartilhe


Vento Forte





Vento Forte, romance de 1950, é o primeiro livro da Trilogia Bananera, que se completa com O Papa Verde (1954) e Los Ojos de los Enterrados (1960, sem tradução). O cenário latino-americano, intensamente explorado e dominado pelas companhias norte-americanas que mantinham seu jugo operando tiranetes fantoches, é o palco onde Astúrias faz desfilar o dilema da dominação e a opressão tanto econômica quanto cultural e física. Os interesses econômicos das elites eram contemplados pela exploração e facilidades da dominação estadunidense, o que perpetrava um ciclo de sufocamento de avanço democrático e de criação de obstáculos de ordem política.
A Guatemala experimentou contextos políticos diversos ao longo do século XX. Há ditaduras como a de Manuel Estrada Cabrera (cuja figura influenciou a construção do romance O Senhor Presidente, publicado pelo autor em 1946). Há experiências de governo mais democráticos, como os governos das juntas de Arévalo e Arbenz, instaurados pela derrubada do ditador Jorge Ubico na chamada Revolução de Outubro de 44. O governo de Arévalo e Arbenz ficou conhecido não só pelas medidas democráticas, mas também pelo combate antiimperialista e nacionalista, que procurou erradicar a presença do capital monopolista norte-americano no país, exercido principalmente pela gigante multinacional United Fruit Company, que explorava a produção de frutas tropicais.

Edições (1)

ver mais
Vento Forte

Similares

(1) ver mais
O Papa Verde

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 3.8 / 8
5
ranking 38
38%
4
ranking 0
0%
3
ranking 63
63%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Flávio
cadastrou em:
06/11/2009 22:16:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR