Viagem à roda do meu quarto

Viagem à roda do meu quarto Xavier de Maitre


Compartilhe


Viagem à roda do meu quarto





Publicado em 1794, Viagem à roda do meu quarto é uma das obras centrais para a formação do romance moderno. O mesmo século XVIII que assistiu à grande renovação literária operada por escritores de língua inglesa como Jonathan Swift, Henry Fielding e Lawrence Sterne, viu também a renovação da prosa francesa, como no caso deste clássico de Xavier de Maistre, e de Expedição noturna à roda do meu quarto (1825), sua continuação, que a Estação Liberdade editou em 1989, já com a consagrada tradução de Marques Rebelo.

Machado de Assis, por meio de seu “defunto autor”, no Capítulo I de Memórias póstumas de Brás Cubas escreve: “Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser.” Essa é a dívida que tem o nosso maior romancista para com o escritor francês, que publicou a presente obra quando a França transitava para o romantismo. Este romance aponta para a ruptura com a concepção clássica então vigente, apostando na renovação formal, na dimensão trágica e na comicidade, nas tensões e contradições do indivíduo (incluindo a consciência da personalidade dividida, tema central para todo o romantismo) que se tornam elementos centrais da estrutura narrativa.

Uma espécie de monstruosidade lingüística, composta de traços aberrantes, sentimentos ridículos embalados por idéias megalômanas, a sátira filosófica contundente, tudo isso vai tornando este romance, além de uma gargalhada em relação aos outros livros de viagem, uma divertida e moderna expressão do descontentamento com o cotidiano burguês.

Edições (3)

ver mais
Viagem à roda do meu quarto
Viagem à roda do meu quarto
Viagem à Roda do meu Quarto

Similares

(11) ver mais
Cândido ou o Otimismo
Jakob von Gunten
Cândido ou o Otimismo
Cândido ou o Otimismo - O Ingênuo

Resenhas para Viagem à roda do meu quarto (1)

ver mais
Diferente
on 29/4/21


Meio estranho imaginar que alguém perderia tempo escrevendo um romance sobre uma viagem em um quarto... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 13
5
ranking 31
31%
4
ranking 31
31%
3
ranking 38
38%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%

André Tadei
cadastrou em:
10/12/2011 10:03:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR