Viagem ao Brasil

Viagem ao Brasil Hans Staden


Compartilhe


Viagem ao Brasil


História Verdadeira e Descrição de uma Terra de Selvagens, Nus e Cruéis Comedores de Seres Humanos, ...




Hans Staden (n. em Homberg (Efze), circa 1525 – m. em Wolfhagen, circa 1579), aventureiro, soldado-mercenário e cronista alemão do século XVI -- Publicou apenas um livro, cujo conteúdo são as narrativas de suas "Duas Viagens ao Brasil", onde participou de surtidas e escaramuças na guerra contra os corsários franceses e seus aliados indígenas (no território das Capitanias de Pernambuco e São Vicente). Capturado pelo inimigo, no litoral de Bertioga (São Paulo), passou nove meses refém dos índios Tupinambás. |...| Partindo de Bremen, na atual Alemanha, Hans Staden passou pelos Países Baixos e chegou a Portugal. De Portugal, partiu para a capitania de Pernambuco, onde chegou em 28 de Janeiro de 1548. A embarcação portuguesa em que estava tinha o objetivo principal de recolher pau-brasil (Caesalpinia echinata), mas também deveria combater quaisquer navios franceses que estivessem a negociar com os índios; assim como deveria transportar degredados de Portugal, remetidos para povoar a Colônia. O governador de Pernambuco, Duarte da Costa, que enfrentava uma revolta indígena na ocasião, pediu ajuda aos recém-chegados. Hans Staden e os demais rumaram para Igaraçu, próximo a Olinda, em um navio para auxiliar na luta. Igaraçu era, então, defendida por aproximadamente 120 pessoas; às quais se uniram os cerca de quarenta recém-chegados, incluindo Hans Staden. "Enfrentaram 8.000 indígenas. Depois de uma renhida luta e de um cerco prolongado no qual vieram a faltar provisões, os defensores conseguiram, afinal, vencer os indígenas". |...| De volta à Alemanha, Staden escreveu "História verdadeira e descrição..." (publicada originalmente em 1557, em Marburgo, Alemanha, por Andres Colben); um relato de suas viagens ao Brasil que se tornou um grande sucesso editorial da época -- O livro conheceu sucessivas edições, constituindo-se num sucesso editorial devido às suas ilustrações, descrições de rituais antropofágicos, animais, plantas e costumes exóticos. Para o estudioso, a obra contém informações de interesse antropológico, sociológico, linguístico e cultural sobre a vida, os costumes e as crenças dos indígenas do litoral brasileiro na primeira metade do século XVI.

Segundo a Brasiliana da Biblioteca Nacional, de 2001, "a sua influência no meio culto da época ajudou a criar, no imaginário europeu quinhentista, a ideia da terra brasílica como o país dos canibais, devido às ilustrações com cenas de antropofagia. Um clássico do Quinhentismo e da Historiografia colonial na "literatura informativa dos viajantes ou dos cronistas do Séc. XVI".

Edições (1)

ver mais
Viagem ao Brasil

Similares

(19) ver mais
Aventuras de Hans Staden
Hans Staden
Hans Staden
Hans Staden

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 6
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

orffeus
cadastrou em:
09/12/2009 22:18:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR