Violão e Identidade Nacional

Violão e Identidade Nacional Marcia Taborda


Compartilhe


Violão e Identidade Nacional





Em Violão e Identidade Nacional, Marcia Taborda resgata a trajetória do instrumento em terras brasileiras a partir do início do século XIX até os anos de 1930. A pesquisadora mostra como gêneros musicais brasileiros, como as modinhas, choros, sambas, entre outros floresceram ao som de suas seis cordas.

A autora discute o lugar do violão na sociedade brasileira, considerado por muito tempo um instrumento das classes populares e por isso desprezado entre a elite. Marcia faz uma profunda investigação sobre o tema e mostra que as fronteiras não foram tão rígidas como a história sugere.

“A associação do instrumento aos setores marginalizados constituiu num objeto privilegiado de análise a partir do momento em que sua utilização suscitou inúmeras questões relacionadas ao lugar social que caberia a seus executores. (...) Contudo, o violão não estava apenas nas ruas. Frequentou o Palácio do Catete nas mãos de Nair Teffé, primeira-dama, esposa do presidente Hermes da Fonseca; foi o grande companheiro e o arquivo musical de Villa-Lobos, compositor responsável pelo surgimento do repertório de concerto dedicado ao instrumento”, destaca a autora.

A pesquisadora e violinista mostra que o cenário do desenvolvimento musical no Brasil foi o Rio de Janeiro. “A música regional carioca tomou incontestavelmente foros de música nacional. Gêneros como o choro e o samba surgiram e se desenvolveram na cidade, consagrando repertório incorporado ao acervo nacional”, afirma. Ela ainda aborda a importância do desenvolvimento dos novos meios de comunicação – indústria fonográfica, rádio e cinema – para o processo de legitimação do violão e os ritmos que tinham nele a sua alma.

Artes

Edições (1)

ver mais
Violão e Identidade Nacional

Similares


Resenhas para Violão e Identidade Nacional (1)

ver mais
A trajetória de uma paixão
on 3/1/13


Raras vezes posso dizer que tive tanto prazer na leitura de uma pesquisa. Na maioria das vezes os textos que se propõem ao levantamento de informações são bastante áridos, embora repletos de valiosas informações. Felizmente, este livro não aplica a tal categoria. Ao se propor a traçar um perfil historiográfico do mais popular dos instrumentos musicais, a autora, Marcia Taborda, nos brinda com um verdadeiro tesouro tanto pela relevância das informações e dados apresentados, q... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 4.1 / 7
5
ranking 63
63%
4
ranking 25
25%
3
ranking 0
0%
2
ranking 13
13%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Robert
cadastrou em:
22/08/2012 13:18:27
Clayton Pinheiro Salve
editou em:
04/11/2020 15:54:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR