O livro apresenta as características empíricas do xamanismo demonstradas pelas
pesquisas transculturais, que revelam práticas mágico-religiosas similares ao redor do mundo.
As similaridades transculturais nas práticas e experiências xamânicas refletem bases biológicas.
Esse livro apresenta uma abordagem biológica para o entendimento das experiências
xamanísticas, examinando como estão relacionadas a funções neurológicas. Essa aproximação
ajuda a explicar como práticas ritualísticas exercem efeitos na consciência e proporcionam
processos de cura.
Esta edição se estendido para explicar as origens do xamanismo e seus papeis na
emergência dos humanos modernos. Essa estrutura evolutiva ajuda entender as tradições
espirituais e curativas mais antigas da humanidade e explica a distribuição transcultural de
práticas curativas. O paradigma xamânico fornece também uma estrutura para entender a
evolução da religião.
Homologias entre o xamanismo e as ritualizações dos chimpanzés nos dão um base
para inferências sobre as antigas capacidades rituais. Essas semelhanças hominídeas em
exibições também fornecem uma linha de base da qual podemos inferir e avaliar as mudanças
evolutivas dos hominíneos e entender as adaptações xamânicas na evolução hominínea. O
xamanismo reflete exaptações da nossa herança primata: O uso de uma adaptação anciã — ritual
— como mecanismo para novas adaptações para aumentar a integração social e psicológica em
sociedades humanas. Esses processos foram aspectos chave da evolução da complexidade social
e cognitiva dos humanos, e proporcionaram funções psicossociais que ainda hoje tem
implicações importantes.
O xamanismo evoluiu pela exaptação de práticas e potenciais rituais, estendendo o uso
dessas antigas adaptações de comunicação e coordenação para servir a novas funções,
envolvendo manipulações psicofisiológicas e simbólicas de substratos biológicos para alterar a
consciência e elevar o bem-estar. Experiências xamânicas induzidas ritualisticamente produziram
representações simbólicas sintéticas que são exemplificadas na jornada xamânica da alma e em
espíritos guardiões de animais. Os estados alterados de consciência aumentaram o acesso às
funções dos sonhos, manifestadas em uma consciência simbólica presentacional (imagética), que
proveu ferramentas cognitivas para o desenvolvimento de sistemas mitológicos de representação
do self, da mente, e outros.
As bases da cura xamânica tem efeitos derivados de alterações de consciência para
produzir uma experiência do mundo espiritual. A psicobiologia do modo integrativo de
consciência envolve numerosos mecanismos terapêuticos que ativam e integram processos
inconscientes. Um aspecto significante da cura xamânica envolve o uso de capacidades inatas
como a música e as medicinas sagradas reconhecido pelos efeitos terapêuticos derivados de sua
interação com os neurotransmissores serotonérgicos. As funções do mundo espiritual na cura
xamânica inclui seus papéis como representações simbólicas que facilitam a regulação dos
mecanismos de estresse; modificação de autoconceitos; e integração dos conceitos de “outros”.
Os rituais comunitários fornecem numerosos mecanismos de cura xamânica, particularmente
como procedimentos de alterações em respostas fisiológicas, psicológicas e emocionais ao
desencadear mecanismos opióides.
Essas abordagens biopsicossociais ajudam a explicar o apelo moderno de xamanismo e a
relevância contínua das práticas e perspectivas xamânicas para os humanos modernos. O papel
central das práticas e rituais xamânicos na evolução da consciência humana implica que ela ainda
fornece uma variedade de potenciais adaptativos derivados de uma operação aumentada e
integrativa de consciência, com aplicações importantes em problemas contemporâneos.