10 Lições sobre Heidegger

10 Lições sobre Heidegger Roberto S. Kahlmeyer-Mertens


Compartilhe


10 Lições sobre Heidegger (10 Lições #Heidegger)





A presença filosófica de Martin Heidegger (1889-1976) é sentida de modo significativo na filosofia contemporânea. Com um legado de obra vasto e insigne, Heidegger se tornou um pensador essencial aos séculos XX e XXI, de maneira tal que até seria possível contestar suas posições, mas não ignorá-las. Conhecido como um pensador que edificou sua filosofia a partir de uma diálogo fecundo com a tradição metafísica, Heidegger também é conhecido pela engenhosidade de um projeto filosófico que teve por propósito mais primordial a recolocação da pergunta pelo ser. Para isso, refundiu o esforço metódico rigoroso da fenomenologia de Husserl à capacidade analítica da hermenêutica de Dilthey na interpretação de mundos históricos (apropria-se, também, dos ensinamentos magistrais da filosofia de Aristóteles, Kierkgaard e Nietzsche).
O resultado dessa arrojada síntese é uma filosofia que nos apresenta um modo diferenciado de lidar com as questões metafísicas; que permite um diagnóstico da situação espiritual do pensamento de sua época; que nos ensina que é possível pensar filosoficamente a tradição sem precisar arrolar sua pré-concepções e que, ao fim, joga luz sobre a situação humana a partir de sua existência.
O caráter transformador da filosofia de Heidegger (que se destaca pela capacidade analítica, acuidade fenomenológica e, sobretudo, por sua criatividade) o leitor poderá conferir neste livro de introdução no qual o Prof. Kahlmeyer-Mertens oportuniza, de modo máximo uniforme possível, um encontro com os principais projetos filosóficos de Heidegger em conexão aos seus conceitos e questões mais fundamentais.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
10 Lições sobre Heidegger

Similares

(1) ver mais
Heidegger Hölderlin y el Budismo Zen

Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 4.3 / 13
5
ranking 54
54%
4
ranking 31
31%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

79%

21%

Ciplas
cadastrou em:
22/04/2015 10:15:05