103 Contos de Fadas

103 Contos de Fadas Angela Carter


Compartilhe


103 Contos de Fadas (Coleção Listrada)





Durante o início da década de 1990, a escritora inglesa Angela Carter coletou em dois volumes, para a editora Virago, contos de fadas do mundo inteiro, tendo concluído a segunda coletânea pouco antes de morrer. "103 Contos de Fadas", baseado em uma edição póstuma publicada na Inglaterra em 2005, reúne pela primeira vez todas as histórias organizadas por Carter, formando um verdadeiro e extenso painel do folclore mundial e das tradições narrativas dos mais variados povos, do Ártico à Ásia. Mas apesar do nome, há poucas fadas nessas páginas, e o leitor também terá dificuldades em encontrar príncipes encantados e similares.
Escritas em uma época em que esse tipo de história não era destinado a crianças, as fábulas aqui contidas dão lugar a uma série de tias malévolas, esposas traiçoeiras, irmãs excêntricas e perigosas feiticeiras.
Por terem sido registrados em papel pela primeira vez nos últimos duzentos ou trezentos anos, os contos oferecem — correndo por detrás da trama — um retrato do dia-a-dia no mundo pré-industrializado e um pouco das dinâmicas sociais e outros detalhes que com o tempo se perderam. Mais que isso, na tradição das histórias italianas reunidas por Italo Calvino, estes contos de fadas oferecem um registro precioso de algumas matrizes que posteriormente acabaram sendo assimiladas pela literatura ocidental.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
103 Contos de Fadas

Similares

(21) ver mais
The Classic Fairy Tales
O Fantasma de Canterville
Contos maravilhosos infantis e domésticos
A revolta das princesas

Resenhas para 103 Contos de Fadas (14)

ver mais
on 11/4/13


Já havia algum tempo que eu vivia de olho nesse livro, especialmente depois de ler A Menina do Capuz Vermelho e conhecer um pouco da importância de Angela Carter para o estudo dos contos de fadas. Ele passou um longo tempo (exatamente a época em que o descobri) fora de catálogo; creio que tenha saído nova edição pela época da Bienal do Rio em 2011, que foi quando me lembro de tê-lo visto. Por motivos de ordem maior (leia-se: minha mala estava quase que não fechava para o retorno ao ... leia mais

Estatísticas

Desejam231
Trocam1
Avaliações 3.8 / 120
5
ranking 32
32%
4
ranking 28
28%
3
ranking 35
35%
2
ranking 3
3%
1
ranking 2
2%

20%

80%

Vicente
cadastrou em:
11/01/2009 18:56:04