1983: O Ano dos Videogames no Brasil

1983: O Ano dos Videogames no Brasil Marcus Vinicius Garrett Chiado


Compartilhe


1983: O Ano dos Videogames no Brasil





Mil novecentos e oitenta e três fez parte do que se convencionou chamar "a década perdida", a qual ficou marcada como uma época de forte recessão, inflação e dificuuldade para quem era adulto e tinha responsabilidades, mas também se mostrou muito interessante para crianças e adolescentes. O videogame, enquanto nova forma de brinquedo e entretenimento, chegou em praticamente sete anos de atraso em relação ao mercado que o inventou, então, muito coisa aconteceu em nosso país em um curtíssimo período.

O aparecimento dos videogames gerou um verdadeiro frisson no Brasil, afinal, eles representavam a modernidade e eram um símbolo dela, , um objeto de desejo comparável, digamos, ao iPad, aos smart phones e aos gadgets da atualidade. Todos queriam ter, ver, experimentar. Apesar do ceticismo por parte de alguns psicólogos, era consenso que a nova diversão fazia melhorar o reflexo e a destreza das crianças, e aguçava a capacidade de raciocínio de quem o usava.

Em "1983: O Ano dos Videogames no Brasil", o autor procurou trazer à luz esta rica - e negligenciada - história, mostrando em quais termos os primeiros consoles foram lançados, como as empresas nacionais se envolveram e desenvolveram suas ideais e estratégias, de que modo foi a aceitação por parte dos consumidores e mais, sempre tendo por base dados reais retirados de publicações da época, tais como as revistas Exame, Veja, Video News, Micro & Video e Video Magia, bem como o jornal Folha de São Paulo. A fim de complementar ainda mais as informações, a obra traz entrevistas com personalidades de então; pessoas que ajudaram a compor a história analisada e que influenciaram diretamente.

Edições (1)

ver mais
1983: O Ano dos Videogames no Brasil

Similares

(5) ver mais
1984: A Febre dos Videogames Continua
Jogos Eletrônicos & Eu
Zeta Games
Muito Além dos Videogames

Resenhas para 1983: O Ano dos Videogames no Brasil (1)

ver mais
Retrogamers regozijam
on 13/7/14


Os gamers brasileiros que cresceram nos anos 80 e 90 finalmente estão criando e consumindo conteúdo sobre a explosão dos videogames. Livro curto e interessante direcionado para este nicho de leitores, os retrogamers, e que trata de assunto muito popular na America do Norte e Europa onde videogames são menos estigmatizados como 'coisa de criança' .... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam1
Avaliações 4.2 / 13
5
ranking 38
38%
4
ranking 38
38%
3
ranking 23
23%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

66%

34%

DracoKall
cadastrou em:
20/07/2011 21:14:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR