21 depois de 21

21 depois de 21 Rafael Casé...

Compartilhe


21 depois de 21





No dia 21 de junho de 2010, completam-se exatos 21 anos que o Botafogo saiu de uma incômoda fila de quase 21 anos sem títulos.



Naquela noite mágica, nada fugiu à perfeição. Para um título tão emblemático, a conquista só poderia vir de forma invicta. E o time do Botafogo, em 1989, não saiu de campo derrotado uma vez sequer em 24 jogos disputados. Para completar a apoteose, o adversário final não poderia ser outro que não o arquirrival Flamengo, com Zico e outros nove jogadores que passaram pela Seleção Brasileira.



Para presentear os botafoguenses de todo o País nesta data tão especial — para a torcida e para o Clube —, LivrosdeFutebol.Com apresenta 21 depois de 21. Assinada pelos jornalistas botafoguenses Rafael Casé (autor de 100 Anos Gloriosos e O artilheiro que não sorria) e Paulo Marcelo Sampaio (autor de Os dez mais do Botafogo), a obra conta, por outra ótica, os bastidores e muitas histórias inéditas sobre o título estadual de 1989.



O livro reúne uma grande quantidade de informações inéditas sobre a memorável noite da conquista. Para isso, os autores reviraram o baú da imprensa, conseguiram inúmeros documentos e entrevistaram quase todos os jogadores do time campeão – na verdade, só um se recusou a falar. Além disso, reuniram depoimentos de alguns dos milhares de botafoguenses presentes no Maracanã naquela emocionante final. Os nomes de 2 mil 121 (21 depois de 21...) torcedores, que se cadastraram pela internet, formarão um anexo especial na obra.



Dos milhares de e-mails que receberam, os autores selecionaram os 89 melhores causos, que serão contados no livro, juntando relatos de botafoguenses anônimos com os de notáveis. Os famosos presentes em 21 depois de 21, formam um timaço: Armando Nogueira, Paulo Mendes Campos, Roberto Porto, José Inácio Werneck, Sérgio Cabral, João Saldanha, Sandro Moreyra, Juca Kfouri, João Moreira Salles, Arthur Dapieve e Helio de la Peña. O prefácio é de autoria de uma das principais estrelas do time campeão: Paulinho Criciúma, artilheiro da equipe na competição com 11 gols.



A obra é um deleite, tanto para os botafoguenses mais saudosistas, quanto para os jovens torcedores ávidos por conhecer mais a história do Glorioso. Ou seja, uma ode ao Botafogo.

Edições (1)

ver mais
21 depois de 21

Similares


Resenhas para 21 depois de 21 (1)

ver mais
O renascimento de um clube e de uma paixão
on 17/1/16


21 depois de 21 é um livro sensacional, digno de um grande documentário retratando a trajetória do título mais emocionante dos 111 anos de história do Botafogo de Futebol e Regatas, o Campeonato Carioca de 1989. O ano era 1968, e um esquadrão em preto e branco conquistava o Rio de Janeiro pela última vez. Jairzinho, Rogério, Roberto Miranda, Gérson, Paulo Cesar Caju (só para citar a linha de frente daquele time) e outros formavam talvez o maior "scratch" do país àquela altura. Mal sa... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 4.6 / 10
5
ranking 60
60%
4
ranking 40
40%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Guilherme
cadastrou em:
07/06/2010 13:56:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR