71 segundos - O jogo de uma vida

71 segundos - O jogo de uma vida luiz zini pires


Compartilhe


71 segundos - O jogo de uma vida


A tarde em que o Grêmio jogou, ganhou e foi campeão com sete jogadores




O profético nome do estádio onde ocorreu a batalha final entre Grêmio e Náutico por uma vaga na série A já dizia tudo: o Estádio dos Aflitos, em Recife, foi palco de um dos mais emocionantes jogos da história do país quando, no ensolarado 26 de novembro de 2005, o Grêmio alcançou a vitória contra o time pernambucano em uma partida repleta de emoções.

Luiz Zini Pires narra em uma prosa de prender o fôlego os preparativos e a eletrizante partida que reconduziu o tricolor gaúcho à primeira divisão. Relata – ele mesmo incrédulo – os 71 segundos que mudaram a história do Grêmio, que, com quatro jogadores a menos em campo, conseguiu defender um pênalti e em seguida marcar o gol do triunfo.

Zini segue os passos dos dirigentes, da comissão técnica e do memorável time para desvendar como, com apenas sete jogadores, após quatro expulsões, invasões de torcedores, intervenção do Batalhão de Choque da PM e uma paralisação de 23 minutos, o Grêmio ainda venceu por 1 a 0, com gol do garoto- prodígio Anderson, num malicioso e definitivo ataque pelo lado esquerdo, aos 60 minutos e 51 segundos do segundo tempo – depois de quase 16 lancinantes minutos de prorrogação.

Jornalista experiente na cobertura futebolística, o autor narra passo a passo e de maneira crescente a chegada do time ao hotel – afastado da cidade para driblar a torcida adversária –, o temor dos dirigentes, que nada podiam fazer além de depositar total confiança no time e no técnico, os momentos imediatamente anteriores ao início da partida e, finalmente, o jogo que deixou gremistas de todo mundo com o coração na mão, culminando nas comemorações e no choro compulsivo dos que acompanharam essa façanha.

Como num replay, os leitores poderão rever esse emocionante jogo. Como David Coimbra afirma em sua apresentação: “O leitor de 71 segundos – o jogo de uma vida vai deparar com um livro bem fornido de informações colhidas com a técnica das melhores reportagens, descritas com a qualidade dos melhores romances”.




Edições (1)

ver mais
71 segundos - O jogo de uma vida

Similares


Resenhas para 71 segundos - O jogo de uma vida (9)

ver mais
Uma Epopeia

O que aconteceu nos Aflitos é de arrepiar. Se fosse literatura, seria ficção científica, epopeia, sei lá! Monumental! Parece que o autor escreveu com o coração ??, no calor do momento e acabou enchendo um pouco de linguiça, repetindo frases, misturando passados... Ressalto a elegância do vitorioso, que poderia ter espinafrado o árbitro, mas acabou até elogiando! Não sou nem grande fã de futebol, nem gaúcho, nem gremista, mas gostaria de ver o tape desse jogo! Com a narração de um grem... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam4
Avaliações 4.3 / 193
5
ranking 53
53%
4
ranking 29
29%
3
ranking 14
14%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

55%

45%

Thais
cadastrou em:
01/01/2009 20:33:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR