98 segundos sem sombra

98 segundos sem sombra Giovanna Rivero


Compartilhe


98 segundos sem sombra





Genoveva Bravo Genovés vive em Therox, lugar fictício dentro de um país real. Lugar de nome tão forasteiro à Bolívia como os agentes da DEA infiltrados na cidade, cuja economia depende sobretudo do narcotráfico. Uma garota como tantas, como todas, tateando sua identidade em meio ao dia a dia com a família, no colégio só para senhoritas, através do encantamento com o misterioso Mestre Hernán e sua aura de guru new age.

Neste romance de formação, da boliviana Giovanna Rivero, os valores rígidos do catolicismo, tão arraigados em nosso continente, colidem com o misticismo popular que a adolescente vivencia em casa ao lado da cálida e colorida figura da avó. A distância no tempo e espaço (estamos em meados dos anos 1980) em nenhum momento afasta Genoveva de nós. Pelo contrário, seu crescimento ao longo do romance nos parece tão íntimo, sua dimensão humana tão visceral, que nos tornamos mais do que testemunhas de sua história; enquanto nossa heroína-narradora escreve em um diário os pensamentos e até as maldades próprias da soberba juvenil, nos tornamos seus confidentes, uma espécie de diário-leitor (ou leitor-diário), capazes de entrever suas incoerências, falhas de julgamento, as mentiras que conta a si mesma, mas também sua ternura e, acima de tudo, a vontade de alçar voos maiores, muito maiores do que a pequena Therox pode oferecer.

“Um olhar indiscreto sobre o mundo adolescente, como ler em segredo as aflições de uma jovem de quinze anos. Uma Anne Frank dos anos 1980 em um mundo rural latino-americano destroçado pelo tráfico de drogas.”
Clara Morales, El País

“Mais do que um romance de formação, 98 segundos sem sombra é uma proposta perturbadora, quase ficção científica, sobre uma sociedade tão corrupta nos seus negócios, nos seus afetos e na sua justiça, que a única resposta possível parece ser o horror ou uma fé que restaura o equilíbrio.”
Betina González, Revista Eñe

98 segundos… é tão magnífico que agarra os leitores pelo pescoço e pelos olhos com a voz inesquecivelmente ultrajante, quase selvagem de Genoveva Bravo Genovés, uma adolescente de um povoado da Bolívia oriental chamado Therox — definido pela própria protagonista como o cu do mundo —, radicalmente alterado pela emergência do neoliberalismo nos anos 1980.”
Silvina Friera, Página 12

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
98 segundos sem sombra
98 segundos sin sombra

Similares

(4) ver mais
Pra te comer melhor
Terra fresca da sua tumba
Mesías
Terrores Latinos

Resenhas para 98 segundos sem sombra (1)

ver mais
Cheio de emoções e sentimentos profundos
on 15/10/23


A história de Genoveva, uma adolescente morando numa pequena cidade boliviana, Therox, traz à tona profundos desafios à garota. Filha de um pai fanático e depressivo e uma mãe ausente e narcisista, ela tem como cúmplice sua moribunda avó, Clara Luz e seu irmão recém nascido, Nacho. A garota para por grandes problemas na escola católica para garotas, e também com diversos outros personagens, como sua amiga Inês, que sofre de bulimia, e um misterioso guru com diversos ensinamentos esot... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 23
5
ranking 30
30%
4
ranking 57
57%
3
ranking 9
9%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

14%

86%

Jenifer
cadastrou em:
19/10/2022 09:51:09
Jenifer
editou em:
19/10/2022 09:51:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR