Este livro tentar compreender o desenvolvimento do cinema de animação japonês como um todo. Para isso, iniciamos nossa análise com obras que tem como características a narrativa em imagens e palavras escritas, o Emakimono e o Ukiyo-e (pergaminhos e xilogravuras), essas foram as bases estéticas para a criação do mangá moderno e que, por
sua vez, se relaciona com as animações japonesas televisivas.
Após a compreensão dos aspectos estilísticos e o desenvolvimento dessas obras, podemos relacioná-las com a cinematografia animada japonesa. Iniciando esta fase da pesquisa a partir do ano de 1907, quando foi encontrada a mais antiga obra animada que se tem registro no Japão.
Ainda nos primórdios desse cinema, direciono o texto para autores considerados os pioneiros da animação japonesa. Oten Shimokawa (1892-1973), Junichi Kouchi (1886-1970) e Seitaro Kitayama (1888-1945), levando em consideração a maneira como configuraram suas obras a partir das técnicas que desenvolveram, não apenas isso, mas questões relacionadas as narrativas e as questões adaptativas de contos folclóricos japoneses e ocidentais tem grande destaque, principalmente por serem temas recorrentes durante toda a história da animação japonesa, como veremos.
Em seguida compreenderemos a respeito como a segunda guerra mundial influenciou as narrativas e técnicas animadas, além do aprofundamento a respeito do cinema de animação propagandista, suas obras mais influentes, a maneira como estas se configuravam e seus autores.
Após esse período, para compreender a relação que Miyazaki teve com as suas próprias obras, primeiramente devemos saber quais foram suas influências, por tanto um capítulo dedicado ao que muitos consideram o maior autor de mangás de todos os tempos, Osamu Tezuka, é necessário, pois foi ele o autor que mais gerou mudanças na maneira como eram produzidas as animações para a televisão, a partir de suas próprias criações em mangá, além de ser um dos responsáveis por dispersar essa forma de entretenimento para o mundo. Compreender mais a respeito das relações das obras gráficas japonesas com o mundo e a maneira como estes influenciaram e foram influenciados.
Após a pesquisa e o entendimento sobre as diversas obras e os artistas que influenciaram o desenvolvimento da animação japonesa, podemos finalmente, nos dedicar a Hayao Miyazaki. Sua história de vida e trajetória no mercado animado, para que possamos entender seus motivos e influências, relacionando suas criações com os já estabelecidos conceitos sobre as animações japonesas durante o decorrer da história, questões adaptativas, temas e etc. Finalizando a respeito de sua parceira com Isao Takahata e posteriormente Toshio Suzuki, e a produção do filme “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), que possibilitou a captação de renda para a criação do Estúdio Ghibli.
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