A Balada do Cárcere de Reading

A Balada do Cárcere de Reading Oscar Wilde


Compartilhe


A Balada do Cárcere de Reading





Poucos souberam falar sobre a dor, a solidão e o inferno dos condenados, como Oscar Wilde em A Balada do Cárcere de Reading. Testemunho autobiográfico e libelo contra a injustiça, esta pequena obra-prima representa a mais dramática expressão de seu gênio poético.

Última de suas obras publicada em vida, retrata os horrores por que passou o poeta, romancista e dramaturgo irlandês, quando cumpriu pena por homossexualismo e violação dos princípios morais da rígida Inglaterra vitoriana. A convivência com a morte, a violência e a desumanização dos prisioneiros são cantadas, no entanto, em versos de extrema sensibilidade e beleza poética.

A tradução rigorosa e a apresentação de Paulo Vizioli fornecem ao leitor a oportunidade de conhecer mais a fundo este texto que, por sua singularidade, é único na literatura inglesa, constituindo a derradeira manifestação de um escritor que buscou expressar a autonomia artística com a própria vida.

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (2)

ver mais
A balada do cárcere de Reading
A Balada do Cárcere de Reading

Similares


Resenhas para A Balada do Cárcere de Reading (2)

ver mais
Who lives more lives than one, more deaths than one must die
on 5/3/23


Não consigo imaginar a dificuldade que deve ter sido escrever uma poesia assim. Escrever sobre o que você testemunhou, sentiu e viveu na pele, ainda mais sendo um acontecimento tão trágico, envolto em humilhação, vergonha, medo, tristeza, desesperança. Porém, a sensibilidade em querer tratar sobre o tema não me surpreende. Por baixo da ironia e pose, Oscar tinha muita sensibilidade. O destino que a vida dele teve é algo que nunca vou aceitar, pagar por algo que nunca deveria ter s... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam1
Avaliações 4.1 / 30
5
ranking 47
47%
4
ranking 30
30%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 7
7%

31%

69%

Raven
cadastrou em:
18/09/2011 20:33:09
Leitora lendo
editou em:
09/07/2021 18:51:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR