A Cadeira de Balanço (Insólita - Museu & Antiquário)

A Cadeira de Balanço (Insólita - Museu & Antiquário) Vitória Vozniak
Lucas Marchetti


Compartilhe


A Cadeira de Balanço (Insólita - Museu & Antiquário) #3





O conto “A cadeira de Balanço” foi publicado pela primeira vez em 1893, por Charlotte Perkins Gilman em uma revista literária chamada Worthington’s Illustrated. A autora-norte americana tem com produções diversificadas, tendo escrito tanto contos, quanto novelas e poesia.
Seu legado ultrapassa a literatura, sendo seu nome intimamente ligado com o movimento feminista e sufragista. Charlotte traz em sua escrita reflexões sobre a igualdade de gênero, bem como denuncia a visão machista de seu tempo em relação ao lugar submisso e violento relegado às mulheres. Seu conto mais famoso, “O Papel de Parede Amarelo” demonstra de forma primorosa como os homens, desacreditando da voz e da potência feminina, podem liberar os monstros escondidos dentro delas.
Não seria justo limitá-la Charlotte a apenas um único conto. Assim, depois de um cuidadoso levantamento, decidimos homenagear a autora, sendo ela primeira mulher a expor seu objeto amaldiçoado em nosso museu e antiquário. Não só isso: traremos um conto seu, menos conhecido, mas igualmente impactante.
Assim, no terceiro volume da antologia Insólita, optamos não por trazer só uma nova tradução de “A Cadeira de Balanço”, como também um edital que será destinado somente a autoras mulheres. Então, convidamos vocês, autoras, a conhecerem e se juntarem a nós nessa ressignificação do conto da Perkins Gilman.

Horror / Literatura Brasileira / Terror

Edições (1)

ver mais
A Cadeira de Balanço (Insólita - Museu & Antiquário)

Similares

(2) ver mais
Terrores Latinos
Terrores Asiáticos

Resenhas para A Cadeira de Balanço (Insólita - Museu & Antiquário) (0)

ver mais
Contos bem aterrorizantes
on 27/12/23


Achei a maioria dos contos desta coletânea muito boa. Os contos são baseados no clássico "A Cadeira de Balanço", de Charlotte Perkins Gilman, autora ainda pouco conhecida no Brasil, infelizmente. Destaque para "Amaldiçoada seja!", de Stephany Cruz e "Sótão das Almas", de Bel. Quintilio.... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

@prazerliterariooficial
cadastrou em:
22/11/2022 10:52:27
@prazerliterariooficial
editou em:
22/11/2022 10:52:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR